logo mobile

Imprimir

5 de novembro é o 'Dia Nacional da Cultura'

.

Sem título 18

Em 2023, domingo será o dia de celebrar toda a riqueza da cultura brasileira. A partir da contribuição de diversos povos, o Brasil produziu ao longo de sua história uma enorme diversidade de manifestações culturais. De norte a sul, de leste a oeste, as músicas, a culinária, a literatura, o folclore, o artesanato etc. expressam toda a multiplicidade cultural do nosso país.

O dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura em homenagem a Rui Barbosa, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Nascido em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849, Rui Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil. Foi autor de várias obras literárias e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.

O acervo do Arquivo Nacional contém documentos que registram toda a riqueza e diversidade cultural brasileira. Para celebrar a data, apresentamos uma pequena seleção de imagens que mostram algumas manifestações culturais existentes em nosso país. As fotos fazem parte dos fundos Correio da Manhã (PH) e Agência Nacional (EH).



Fonte: Arquivo Nacional