Aposentados unem engajamento e diversão no IV encontro anual

aposentados-81

Mais uma vez, os aposentados realizaram um encontro ao mesmo tempo descontraído e comprometido no Hotel Aquarios, na Orla de Atalaia, no último sábado, 27 de maio. Além de música, confraternização e espaços de relaxamento como a massagem e maquiagem, os participantes puderam debater sobre os processos dos Interníveis e URVs.

Com início às 9 horas da manhã, os aposentados que foram chegando ao espaço desfrutaram dos coquetéis de frutas feitos na hora, da massagem e da maquiagem, ao mesmo tempo em que puderam reencontrar e conversar com antigos amigos, como também, integrar recém aposentados que compareciam ao evento pela primeira vez.

Em seguida, foi o momento de debater ações e receber atualização em relação aos processos. A responsável pela pasta de Aposentados e Pensionistas, Sara do Ó, fez a introdução aos trabalhos políticos e deu as boas-vindas.

Logo depois, a fala foi passada para o coordenador de Administração e Finanças, Alexandre Rollemberg. Ele destacou também a vitória da última campanha, com o aumento considerável dos auxílios alimentação e saúde, principalmente considerando as “agruras” que os aposentados vêm passando com os atrasos de salários provocados pelo Poder Executivo. Por fim, o dirigente sindical ressaltou que a união entre os aposentados e quem está na ativa é muito importante.

Processos

aposentados-14Sobre as URVs, os sindicalizados em 1994 foram informados que até aquele dia, a Direção do sindicato estava esperando a efetiva digitalização dos processos, solicitada por petição, e aguardando também que os processos sigam para a vara de origem e, daí, para precatório.

Para os não sindicalizados em 1994, será aberto o segundo lote para o ingresso de processos individuais com a assistência jurídica do escritório Cassel & Ruzzarin. Assim que chegar o momento, os aposentados serão informados, inclusive pela lista de transmissão do Whats App, para que possam dar entrada.

Ainda em relação aos não sindicalizados em 1994, foi dito mais uma vez que para a ação individual, foi aprovado em assembleia que o sindicato arcaria com R$ 500 referentes aos honorários advocatícios iniciais. No final, na hipótese do caso ser contemplado, o servidor arca com os honorários do advogado. Caso não seja contemplado, o sindicalizado deve arcar com a respectiva sucumbência.

Ainda sobre as URVs, o dirigente sindical informou sobre a criação da Comissão das URVs, informou que a mesma está em formação e convidou os presentes a integrarem ao grupo que já se habilitou a participar. A ideia é que a comissão possa atuar politicamente, pensando em estratégias e dialogando com a gestão do tribunal. A primeira reunião da comissão ainda será marcada.

aposentados-50Já em relação aos Interníveis, o dirigente sindical Alexandre Rollemberg explicou do que se tratava no dia 3 de maio, os desembargadores julgaram procedente o Incidente de Arguição de Inconstitucionalidade nº 201400105957, impetrado pelo Estado de Sergipe. Além disso, para esse dia a advogada Lenieverson Menezes não foi intimada para comparecer à sessão. Para saber mais detalhes sobre os interníveis e a referida decisão, acesse Pleno do TJ decide a favor do Estado em incidente que prejudica interníveis.

A Direção do Sindijus informou, por fim, que o próximo passo agora é entrar com recurso contra a última decisão tomada pelos desembargadores no Pleno do dia 3 de maio.

Participação crescente

Após o debate político e administrativo, os aposentados se reuniram no salão exterior onde puderam almoçar com música ao vivo, ao som da tradicional voz que embala os encontros dos aposentados, a do cantor e também aposentado do TJSE, Cícero Antônio Leite.

Para Erundino Prado, integrante da comissão das URVs e aposentado há menos de um ano, essa foi a primeira vez num encontro de aposentados. “Amei. Estou muito feliz. Levanta a autoestima da gente”, disse. Sobre o processo das URVs, ele afirmou que “enquanto há vida, há esperança” e que espera ganhar nem que seja para deixar como poupança para seus filhos.

Também foi a primeira vez de Rosalina Alves da Silva no encontro de aposentados. “Não perco mais. Estou encontrando muita gente”, ontou animada.

aposentados-85A dirigente Sara do Ó, responsável pela pasta dos Aposentados e Pensionistas considerou que, nesses quatro anos à frente da pasta, este o melhor encontro. “Eu estou muito feliz com a participação dos aposentados no eventos. Nesses quatro anos eles têm se mostrado mais confiantes. Foram verdadeiramente momentos de confraternização, uns interagindo uns com os outros. A gente via eles em pé se comunicando diferente dos outros encontros. Para mim foi o melhor que tivemos dos quatro. Estão cada vez mais engajados, se familiarizando”, comenta.

A dirigente sindical também informa que o intuito é estreitar cada vez mais os laços e, para isso, a ideia é que se possa aumentar a quantidade de eventos voltados para os aposentados, sejam eles reuniões na sede administrativa ou ações semelhantes.

Ela também comentou sobre a consciência política entre os aposentados. “O atual cenário levou a todos, de alguma forma, a um amadurecimento político. Vejo com preocupação o desrespeito das políticas públicas com os aposentados. Mexer no calendário de pagamento é desrespeitoso para com os que trabalharam e contribuíram para ter sossego na sua fase mais adulta de suas vidas e hoje são forçados a deixar o seu conforto para continuar lutando para obrigar o Estado a cumprir seu papel”, critica.

aposentados-88

aposentados-92