Assembleia dos servidores do TJSE discute URVs e decide paralisar atividades

assembleia-capa 750x510

Em reunião da Assembleia Geral realizada nesta segunda, 21 de janeiro, na Sede Cultural do Sindijus, servidores do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) discutiram os rumos da execução coletiva das URVs e da campanha salarial “Que justiça é essa que só atende aos de cima?”.

Após os informes sobre as principais atividades realizadas desde a última reunião da categoria em Assembleia, que aconteceu no dia 10 de dezembro no Palácio da Justiça, os debates se iniciaram com as URVs.

assembleia-tecnico

URVs

A direção do sindicato informou que a entidade sindical foi intimada pelo desembargador-relator, no final do ano, para se manifestar sobre os últimos cálculos apresentados pelo Estado, se encontrando o prazo aberto até o final deste mês. Na ocasião, nas contas do Estado faltavam os valores de 93 servidores; valores que já foram recuperados pelo sindicato, com auxílio da gestão do TJSE, que localizou as fichas financeiras e serão apresentadas nos autos na próxima petição.

O perito contábil que auxilia os servidores-credores no processo, Paulo Silva, fez uma explanação sobre os cálculos atuais para os presentes. De acordo com o perito, o cálculo apresentado recentemente pelo Estado é de aproximadamente R$ 83 milhões. Restando atualmente uma diferença de 27% em relação ao seu cálculo de R$ 115 milhões, sustentado até aqui na condição de auxiliar técnico do sindicato. A advogada Lenieverson Menezes também foi convidada a participar da Assembleia, mas informou que não poderia participar nesse dia.

assembleia-fala7Após o debate entre os sindicalizados-credores, a Assembleia decidiu orientar a advogada que a categoria consensua com o valor incontroverso já apresentado pelo Estado, com o objetivo de fazer com que o pagamento siga para precatório o mais rápido possível. Os sindicalizados também decidiram solicitar à defensora que apresente uma avaliação jurídica acerca da possibilidade de insistir pelo valor restante que o Estado diverge.

assembleia-votação2

Campanha salarial

Após, deu-se sequência à assembleia com os debates sobre a campanha salarial. Durante as falas, foram destacados diversos desafios da categoria para este próximo ano. Internamente, a falta de negociação por parte do presidente do TJSE, o abandono da política de redução das desigualdades e o fim do pacto de investimento do FERD no quadro de pessoal.

Nacionalmente, a possibilidade de aprovação de uma Reforma da Previdência que retira direitos também foi pontuada e destacada como uma luta de todos os trabalhadores.

Com essas questões em mente, as trabalhadoras e trabalhadores aprovaram os seguintes encaminhamentos:

1. Acompanhar a sessão do pleno na quarta-feira, dia 23/01, para cobrar posicionamento sobre as reivindicações da categoria;

2. Paralisação das atividades no dia 30 de janeiro, caso não aconteça avanço nas negociações;

3. Reforma da Previdência: aprovado que o Sindijus irá se somar a outras categorias na luta em defesa da Previdência Pública;

4. URV’s: encaminhar orientação à advogada.