Assembleia Geral dos servidores do TJ aprova construção de nova sede para o Sindijus

assembleia 28abril 750x510

Servidores e servidoras do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) se reuniram em Assembleia Geral, no último dia 28, para discutirem a reestruturação física do Sindijus. E aprovaram a construção de uma nova sede para a entidade sindical, que vai concretizar uma proposta antiga da categoria e proporcionar a unificação de todas as sedes atuais em um espaço mais amplo, funcional e moderno, além de uma excelente localização.

A categoria possui um posicionamento, aprovado diversas vezes nas instâncias do sindicato - Congresso e Assembleia - que nenhum dos atuais três imóveis do Sindijus atende às necessidades de funcionamento do sindicato nem dos sindicalizados. Atualmente, os departamentos do sindicato estão divididos em dois prédios, a 'Sede Administrativa' e a 'Sede Cultural'. E, ainda, possui um terreno no município da Barra dos Coqueiros, denominado 'Sede Social', mas que nunca teve funcionamento.

Há dez anos, desde o primeiro Congresso da categoria, foi tomada a decisão de construir uma nova sede para o Sindijus, que unificasse os departamentos que se encontram divididos nos atuais prédios. Nos anos seguintes, buscando viabilizar o projeto, a categoria também autorizou vender os imóveis que o sindicato já possui. No entanto, até agora, as tentativas de venda não prosperaram pela falta de interesse do mercado imobiliário.

Diante do impasse, no 4º Congresso dos servidores do TJSE, realizado neste ano, e na última reunião da Assembleia Geral foi decidida a aquisição de um novo imóvel - desvinculado da venda dos atuais - a fim de executar o projeto de construção de uma nova sede, que atenda às necessidades para o melhor funcionamento e ampliação da entidade.

Segundo Marcelo Ferreira, servidor aposentado e representante de base do Sindijus, “hoje é um dia muito feliz! É um sonho de muitos anos e que eu sempre defendi desde o nosso primeiro Congresso, quando aprovamos a construção de uma nova sede”. Ferreira acrescenta ainda: “a Diretoria do Sindijus está de parabéns, por conseguir mostrar que as contribuições dos sindicalizados são empregadas com zelo, na construção das lutas que melhoram nossos salários e, também, em grandes projetos como esse que fortalecem mais a nossa categoria”.

Novo imóvel
O imóvel aprovado pela Assembleia está localizado em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a Av. Ivo do Prado (Rua da Frente), n° 282, no Centro de Aracaju. A localização privilegiada - às margens do Rio Sergipe e ao lado do Museu da Gente Sergipana - recebe grande fluxo de sindicalizados e da população, o que permite ampliar a visibilidade da organização sindical da categoria.

O imóvel faz parte de um conjunto de construções consideradas de interesse cultural pelo Município de Aracaju, fixada no Plano Diretor da cidade, e integra o rol das "casas modernistas" da cidade, construídas no período entre os anos 1950 e 1960.

Agora, o novo imóvel passará por uma reforma, que vai preservar o volume e as características essenciais da construção original. Mas adaptando-o à imagem combativa da categoria e aos departamentos internos que são necessários para o funcionamento do Sindijus, cada vez mais estruturado para organizar as lutas e fazer justiça.

Imovel 2

PROJETO DA NOVA SEDE DO SINDIJUS