Capital sergipana assinalou inflação, no primeiro mês do ano

Análise realizada pelo Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que, em janeiro deste ano, a capital sergipana teve inflação de 0,63%, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA.

sergipe 140323

O objetivo desse índice é acompanhar a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte. Para essa pesquisa foram comparados os preços coletados entre 28 de dezembro de 2022 e 27 de janeiro de 2023 (referência) com os preços vigentes no período de 30 de novembro a 27 de dezembro de 2022 (base).

Registre-se ainda que o índice é calculado para a cidade de Aracaju e outras quinze capitais e regiões metropolitanas do país.

Cesta de produtos analisados pelo IPCA

Em Aracaju, no período analisado, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados para medir o comportamento dos preços, três apresentaram variação negativa de preço, com destaque para o grupo de Vestuário que registrou deflação de 0,79%. Em seguida, ficaram os grupos de Habitação (-0,42%) e Artigos de residência (-0,34%).

Por outro lado, dos seis grupos que assinalaram aumento de preços para o mesmo intervalo, destacou-se o grupo de Comunicação ao registrar inflação de 1,93%. Em seguida ficaram os grupos de Alimentação e bebidas (+1,36%), Transportes (+1,17%), Despesas pessoais (+0,64%), Educação (+0,49) e Saúde e cuidados pessoais (+0,23%).

Inflação de 0,49% na cesta de quem recebe até 5 salários, em Aracaju

O IBGE também mensura, em Aracaju, a variação de preços da cesta de consumo de famílias com rendimento de 1 a 5 salários mínimos, sendo o chefe da família assalariado.

Para esse público, a pesquisa é feita através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que registrou inflação de 0,49%, em janeiro de 2023. O intervalo de comparação é o mesmo do IPCA descrito acima.

Fonte: Rita Oliveira