logo mobile

Imprimir

Censo Previdenciário: Aposentados, pensionistas e ativos devem realizar atualização cadastral

.

*Com informações do SergipePrevidência 
** Matéria atualizada às 17h do dia 30/10/2019 para inserção das datas do censo.

 

 

Censo 750x510Começou nesta segunda, 21, o Censo Previdenciário que está sendo realizado pelo Governo do Estado. De acordo com a convocatória, devem comparecer todos os servidores públicos estaduais ativos, inativos e pensionistas, de todos os poderes e órgãos constituídos em Sergipe, além dos servidores das empresas públicas e fundações.

A atualização cadastral do censo não corresponde à Prova da Vida, que é feita todo ano no dia do aniversário dos beneficiados. Portanto, mesmo quem já tenha comparecido para realizar a prova de vida, deve também participar do censo, sob pena de ter seu pagamento suspenso. De acordo com o SergipePrevidência, o segurado que não realizar o censo terá o pagamento da sua remuneração ou benefício bloqueado logo após o término do recenseamento, sendo liberado assim que regularizar sua situação

Para os servidores do Tribunal de Justiça, os locais de apresentação são o Palácio da Justiça, localizado na praça Fausto Cardoso, ou o Fórum Gumercindo Bessa.

Para os casos de servidores ativos ou aposentados impossibilitados de comparecer por recomendação médica, os mesmos deverão apresentar atestado médico e solicitar a visita de um recenseador até sua residência por meio do agendamento on-line.

O primeiro passo para todos os atendimentos é o agendamento online que deve ser feito no site do Sergipe Previdência: http://www.agendacenso.com.br/sergipe. No ato do agendamento, o servidor deve verificar com atenção os documentos necessários para o atendimento presencial.

 

Documentação

O servidor ativo deverá levar os seguintes documentos originais: documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência, PIS, PASEP, extrato previdenciário do INSS, título de eleitor, todos os documentos dos dependentes (RG e CPF), certidão de casamento ou união estável e certidão de nascimento dos filhos (se forem menores de idade).

Para os aposentados e pensionistas, serão exigidas originais da certidão de óbito do instituidor de pensão, documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, documento comprobatório do estado civil emitido há, pelo menos, 60 dias, PIS, PASEP. No caso de filhos solteiros pensionistas é necessário ainda estar munidos de certidão de nascimento atualizada nos últimos 60dias; viúvo(a) precisa apresentar a certidão de casamento atualizada também nos últimos 60 dias (Certidão de Casamento averbada com óbito) ou União Estável; além do CPF do(a) instituidor(a).

Os servidores que moram fora do estado poderão realizar o censo em locais indicados pelo órgão. Não havendo unidade representativa no local onde reside, caberá ao servidor ativo, inativo, pensionista e demais segurados remeterem ao SergipePrevidência, por via postal com Aviso de Recebimento, foto com data atual, traslado de escritura pública de declaração lavrada por tabelião de notas no mesmo mês do recenseamento, cópia autenticada da documentação exigida e comprovante de residência.

Já quem mora fora do país deverá encaminhar ao SergipePrevidência foto com data atual, declaração original de vida expedida pela Embaixada ou pelo Consulado do Brasil no país onde tenha fixado sua residência ou domicílio, além de cópia autenticada dos demais documentos exigidos.

Detalhes sobre o censo, endereço completo dos locais de atendimento e agendamento também estão disponíveis na página www.sergipeprevidencia.se.gov.br/censo

 

 

Confira as datas de início e fim para comparecimento aos locais de realização da atualização cadastral:

 

 

SERVIDORES DO TJSE
censo previdenciario-aracaju2

 

 

APOSENTADOS E PENSIONISTAS
censo previdenciario-aracaju