Comunicadores sindicais da CUT Sergipe criam Coletivo de Comunicação

Dirigentes sindicais e profissionais de comunicação dos sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) participaram da reunião de comunicadores sindicais de Sergipe, organizada pela Secretaria de Comunicação da CUT/SE, na última quinta-feira, 2. A atividade contou com a presença e colaboração do secretário-adjunto de Comunicação da Direção Nacional da CUT, Admirson Medeiros Ferro Junior, o companheiro Greg.

sergioe 140223O debate contou com a participação de representantes do SINDIJUS (Judiciário), SINDISAN (urbanitários), SINDSEMP (Ministério Público), SINDOMESTICO (domésticos), SINTESE (educação), SINDIPEMA (educação), FETAM (municipais), SINDISERVE GLORIA (municipais), SINDBRITO (municipais), SINDISERVE CANINDÉ (municipais), SINDISERVE POÇO VERDE (municipais), SINDISERVE ILHA (municipais), SINDACSEI (municipais), SINDIMOITA (municipais), SINDIPASTORA (municipais) e SINTEGRE (municipais).

Na reunião foi criado o Coletivo de Comunicação da CUT/SE, a exemplo do que já ocorreu em outros estados, reunindo comunicadores dos sindicatos cutistas, com o objetivo de colaboração mútua entre os profissionais de Comunicação Social das entidades sindicais.

O secretário de Comunicação da CUT/SE, Plínio Pugliesi, registrou que a comunicação da central já funciona à base de ações colaborativas de alguns sindicatos – como é o caso do SINDIJUS e do SINTESE que disponibilizam as suas assessorias de comunicação – e que o Coletivo é necessário para ampliar essa rede.

“Diariamente temos demandas jornalísticas, com a produção de matérias sobre a agenda da central, das suas secretarias e da conjuntura do trabalho em Sergipe. Também, sempre que possível, tentamos dar apoio aos sindicatos que não possuem assessoria de comunicação, mas vale lembrar que essa é uma política esporádica porque a central não tem estrutura para assumir a comunicação dos sindicatos. Além disso, nos empenhamos em auxiliar os sindicatos na produção de conteúdos gráficos, como marcas, materiais, bandeiras, camisas etc. Mas todos esses serviços dependem da força de trabalho da jornalista da central e dos designers dos sindicatos que auxiliam solidariamente, a necessidade de ampliar esses recursos humanos é um dos motivos que nos exige formar o coletivo”, declarou Plínio.

Propostas

O secretário-adjunto de Comunicação da CUT Brasil, Greg, fez uma exposição sobre a estrutura nacional da comunicação da central, apresentou experiências bem sucedidas de coletivos em outros estados brasileiros e destacou a importância da articulação em rede dos jornalistas de sindicatos.

“Tenho interesse em fazer um encontro presencial para trabalharmos um projeto de economia solidária com os jornalistas do Nordeste. A situação dos comunicadores do Nordeste, e em todo o Brasil, é muito grave. Ninguém mais contrata jornalista. As redações estão acabando, então podemos pensar em criar uma assessoria conjunta que possa viabilizar o emprego dos jornalistas do Nordeste e o acesso à informação de credibilidade para a população”, observou Greg.

O companheiro Greg convidou todos presentes na reunião a participarem do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

“Estamos na campanha de combate à violência contra os comunicadores do Brasil. Queremos criar o Conselho Nacional de Comunicação Social. Adiantamos que haverá uma plenária nacional e é importante que todos participem. As reuniões de pauta dos jornalistas precisam ser transformadas em reuniões de formação, pois a todo momento surgem novos conteúdos e o comunicador precisa estar atualizado. Parabéns pela criação do coletivo de comunicação e acredito que passo seguinte é organizar um encontro estadual de comunicação sindical”, afirmou Greg.

O fortalecimento das Brigadas Digitais da CUT foi outro tema que permeou o debate e que segue na perspectiva dos comunicadores e jornalistas sindicais da CUT para que possa se consolidar como uma ferramenta de disputa política cotidiana e de formação em comunicação.

A partir da criação do coletivo estadual de comunicação da CUT/SE, os comunicadores presentes na reunião passarão a colaborar permanentemente com a comunicação da central, através de grupo no WhatsApp e de reuniões periódicas. Os sindicatos que não participaram da reunião serão contatados pela Secretaria de Comunicação da central para indicarem representantes a compor o coletivo. Também ficou definida a elaboração de uma pesquisa nos sindicatos filiados à CUT/SE para mapear a estrutura de comunicação e das mídias dos sindicatos cutistas em Sergipe.

Fonte: CUT Sergipe