CUT cobra intervenção na Embrapa pelo fim da perseguição sindical em Sergipe

sergipe 060323

Como consequência do pedido de despejo da Embrapa contra o Sinpaf (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário) em Sergipe, a Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe) enviou um ofício na tarde da última quinta-feira, dia 2 de março, para o ministro Márcio Macedo, que está a frente da Secretaria Geral do Governo Lula, cobrando uma intervenção imediata para acabar com o problema de perseguição sindical contra o SINPAF em Sergipe.

Já é a segunda vez que a atual presidência da Embrapa atenta contra o livre exercício da atividade sindical em Sergipe. No fim do ano passado, ainda no Governo bolsonaro, esta mesma diretoria da Embrapa que foi mantida no Governo Lula está tentando demitir o sergipano e dirigente sindical Arnaldo Santos Rodrigues, presidente da Seção Sindical Tabuleiros Costeiros do Sinpaf. O processo judicial pela exoneração de Arnaldo continua tramitando em segredo de Justiça, e ainda não houve nenhuma audiência.

Enquanto isso, no dia 23 de fevereiro, os dirigentes de Sergipe do Sinpaf receberam a ordem de despejo da sede do sindicato, o que se configura em novo ataque ao livre exercício da atividade sindical. Acesse o link e assine o abaixo-assinado em apoio aos dirigentes sindicais do Sinpaf.

Para o presidente da CUT/Sergipe, Roberto Silva, os ataques contra o Sinpaf em Sergipe não podem continuar, muito menos durante o Governo Lula.

“Queremos um posicionamento urgente sobre esta situação. A CUT não aceita que num Governo democrático e popular que teve amplo apoio da classe trabalhadora aconteça este tipo de perseguição contra o movimento sindical. Solicitamos uma intervenção urgente do ministro Márcio Macedo”, declarou Roberto Silva.

A liberdade sindical é um direito fundamental e social além de ser um Direito Coletivo do Trabalhador assegurado pela Constituição Federal Brasileira.

Fonte: CUT Sergipe