CUT convoca trabalhadores para Dia Nacional de Luta

Fonte: CUT/SE - Por Iracema Corso - Matéria atualizada às 17h24 do dia 14 de março de 2017

17308883 1147913421983663 841324510157945288 n

A Central Única dos Trabalhadores (CUT/Sergipe) convoca os sindicatos filiados a participarem nesta quarta, dia 15 de março, do Dia de Paralisação Nacional contra as Reformas da Previdência, Trabalhista e do Ensino Médio.

A data coincide com o primeiro dia da greve geral e nacional dos professores, por tempo indeterminado. Em Sergipe, estará na pauta também a luta contra a privatização da DESO.

A concentração está marcada para as 15h, na Praça General Valadão, de onde sairá uma Caminhada pelas ruas de Aracaju, fazendo um circuito pelo Centro comercial rumo à Assembleia Legislativa de Sergipe.

Reformas contra os Trabalhadores

Trabalhar mais, contribuir mais com a Previdência, receber uma aposentadoria menor e se aposentar mais tarde. Este é o futuro que o Governo Federal está preparando para a população brasileira. Uma proposta materializada nos Projetos de Lei 6.787, na PEC 287, na PEC 55, além des Reforma da Consolidação das Leis Trabalhistas e da Previdência.

Confira em tópicos algumas das mudanças propostas:

*Mais trabalho: 10 anos a mais de trabalho e contribuição à Previdência para se aposentar;

*Aposentadoria achatada: Só terá direito a aposentadoria integral quem tiver no mínimo 65 anos de idade e 49 anos de contribuição;

*A pensão por morte será de 50% para o cônjuge e 10% por cada filho até 18 anos. Não será permitido acumular pensão e aposentadoria;

*Fim da compensação pela dupla jornada das mulheres: a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres será igual, aos 65 anos;

*Idosos de baixa renda só poderão receber o Benefício de Prestação Continuada a partir dos 70 anos de idade;

*Fragilização das leis trabalhistas: sem qualquer garantia da manutenção dos empregos, trabalhadores terão que negociar direitos e reajustes salariais diretamente com patrões;

*Fim da segurança no emprego: será mais fácil e mais barato demitir.

Falso Rombo

O Rombo na Previdência é um dos falsos argumentos usados para fazer a Reforma da Previdência a qualquer custo, retirando direitos e reduzindo benefícios de quem já contribuiu muito para a Previdência.

Segundo dados oficiais do Governo Federal (SIAF), divulgados em 2015 pela Anfip, a soma das receitas da Seguridade Social chega a R$ 694 bilhões. Esse valor é composto por R$ 352,6 bi de contribuição previdenciária, mais R$200,9 bilhões de COFINS; R$59,7 bilhões de CSLL; R$ 53 bilhões de PIS/PASEP; R$ 20 bi de entidades da Seguridade e R$ 7,8 bilhões de outras contribuições.

A soma das despesas chega a R$ 683 bilhões, sendo R$ 436 bilhões de Benefícios Previdenciários; R$41,8 bilhões de Benefícios Assistenciais; R$ 26,9 bilhões de Bolsa Família e outros; R$ 102,2 bilhões de saúde, R$ 48,2 bilhões de Benefícios do FAT e R$ 27,9 bilhões de outras despesas.

Subtraindo receita e despesa, obtemos um saldo positivo de R$ 11 bilhões. Então, cadê o rombo?

Servidores do TJSE

A Direção do Sindijus orienta os servidores a participarem do Ato do Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista. Um ato construído contra todos os projetos que visem retirar direitos da classe trabalhadora.

“Estamos vivenciando um avanço de projetos que prejudicam a classe trabalhadora, alicerçado na falaciosa ideia de que a retirada desses direitos irá propiciar o fortalecimento econômico. Todos os trabalhadores, seja do serviço público ou do setor privado, serão afetados se estas reformas passarem. Por isso, todos devem ir às ruas!”, convoca o dirigente do Sindijus, Gilvan Santos.

A Direção orienta também que os servidores do TJSE compareçam vestidos com a camisa do Sindijus/SE. Os companheiros do interior do Estado que necessitarem de apoio para o deslocamento podem entrar em contato com a Secretaria de Administração e Finanças do sindicato.

O que: Ato do Dia Nacional de Luta

Quem: Centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais, trabalhadores do serviço público e do setor privado

Quando: Quarta, 15 de março, às 15 horas

Onde: Praça General Valadão, no Centro da cidade, de onde os trabalhadores saírão em caminhada pelo centro comercial de Aracaju