logo mobile

Imprimir

Dez filmes para entender a ditadura militar no Brasil

.

Relação mostra a história que os militares tentaram esconder do país, mas que o cinema nacional descortinou

cultura 040423

O golpe militar no Brasil completa 59 anos neste sábado (1º). Por força de uma transição para a democracia que não previu o julgamento dos algozes do período e nem a preservação da memória dos 21 anos em que o regime autoritário comandou o país, coube às artes recontar a história brasileira de 1964 até 1985.

Nos livros, no cinema, no teatro e nas canções, surgiu um Brasil que estava travado por generais. A história contada pelas Forças Armadas passou, então, a rivalizar com os depoimentos de familiares e amigos de vítimas, pessoas que foram perseguidas pelos militares.

Com a ascensão de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República, em 2019, os militares voltaram a frequentar o poder e o novo governo tentou impor um processo de naturalização da violência da ditadura — que, em sua versão, teria sido utilizada para combater uma suposta "ameaça comunista" no país.

O Brasil de Fato preparou uma lista com dez filmes que contam a história da ditadura militar. As obras escancaram os absurdos dos porões dos batalhões e delegacias onde milhares de brasileiros perderam suas vidas lutando por liberdade e democracia.

Confira a relação:

1. Batismo de Sangue

Este filme, que carrega o mesmo nome do livro escrito por Frei Betto, narra a corajosa empreitada de frades dominicanos no final dos anos 1960. Os religiosos ajudavam a esconder militantes opositores à ditadura e, em alguns casos, conseguiam tirá-los do país. Entre os protegidos, Carlos Marighella. Assista ao trailer.

2. Lamarca

Com atuação inspirada do ator Paulo Betti, que interpreta o protagonista, o filme narra o último período de vida do capitão Carlos Lamarca, que desertou do Exército e passou a integrar um grupo armado que lutava contra a ditadura. Assista a um trecho do filme.

3. O que é isso, companheiro?

A obra conta a espetacular história do sequestro de Charles Burke Elbrick, embaixador dos EUA no Brasil, em setembro de 1969. A retenção do diplomata foi pensada e executada por integrantes dos grupos MR-8 e da Ação Libertadora Nacional (ALN). Assista ao trailer.

4. O dia que durou 21 anos

O documentário mostra como o governo dos Estados Unidos esteve diretamente envolvido com o golpe de 1964 e com a ditadura militar no Brasil. O período durou 21 anos até a redemocratização, em 1985. Assista ao trailer aqui.

5. Tatuagem

Em 1978, um grupo de artistas provoca a moral e os bons costumes policiados pela ditadura militar. Em um teatro/cabaré, localizado entre duas cidades do Nordeste do Brasil, eram realizados os espetáculos da trupe, conhecida como Chão de Estrelas. Assista ao trailer.

6. Zuzu Angel

O filme que retrata a história de uma mãe que decidiu ir em busca de justiça ao descobrir que seu filho tinha sido torturado e morto pela ditadura. Veja o trailer.

7. Cabra-Cega

Tiago é um líder de um grupo revolucionário no Brasil da década de 1970 e luta contra a ditadura militar. Um dia, ele é ferido pela polícia e precisa se esconder na casa de um contato do grupo que lidera. Lá, ele passa a ser cuidado por Rosa. Com o passar do tempo, ele desconfia se está seguro e se seus anfitriões não seriam traidores. Veja o trailer.

8. O ano em que meus pais saíram de férias

Um menino de 12 anos é levada às pressas pelos pais para a casa do avô, onde deve ficar escondido, pois seus pais saíram de férias abruptamente. Quando os pais partem, ainda no mesmo dia, o avô morre e a criança fica sob cuidados do vizinho da família. Assista ao trailer.

9. Pra frente, Brasil

Jofre, trabalhador de classe média que se mantém distante de temas políticos em um Brasil já mergulhado na ditadura militar, namora uma militante opositora ao regime. Certo dia, Jofre divide um táxi com um homem que é acusado de integrar grupos revolucionários e acaba preso. Na prisão, passa a ser torturado. A história acontece concomitantemente à Copa do Mundo de 1970. Assista a um trecho do filme.

10. Marighella

O filme narra os últimos anos de vida do ex-deputado Carlos Marighella. O ponto de partida é sua saída do PCB e opção pela luta armada, quando funda a Ação Libertadora Nacional (ALN). Lançado durante o governo Bolsonaro, o filme foi alvo de diversos ataques da extrema direita. Veja o trailer.


Fonte: Brasil de Fato