logo mobile

Imprimir

Direção do Sindijus reúne-se com secretário de Planejamento do TJSE

.

 

Entre os temas discutidos para melhoria da gestão de pessoas estão o aumento do salário base, valorização da qualificação e reconhecimento do nível superior de agentes e técnicos judiciários

 

 

 

planejamento 750x510Na quarta, 15 de maio, os diretores do Sindijus Sara do Ó, Marcelo Ferreira, Alexandre Rollemberg reuniram-se com o secretário de Planejamento do TJSE, Erik Andrade, com objetivo de apresentar a pauta de reivindicações da categoria e o ranking salarial do Judiciário nacional, tendo em vista que o cumprimento das iniciativas do macrodesafio da melhoria de gestão de pessoas, previstas no Planejamento Estratégico do TJ até o ano de 2020, perpassa por atender algumas demandas dos servidores.

 

Os diretores explanaram que a categoria está com perdas salariais e ano após ano os salários básicos dos servidores continuam nas piores posições do ranking salarial, enquanto os juízes do TJSE estão nas primeiras posições. Assim como foi informado ao secretário do requerimento da categoria de aumento real nos auxílios alimentação e saúde, valor acima do reajuste de 3,4% concedido recentemente, que não valoriza a categoria.

 

A conversa também tratou da necessidade de se colocar em prática os projetos de revisão dos adicionais de qualificação e capacitação e do auxílio creche aprovados na 3ª RAE (Reunião de Análise Estratégica) de 2018, realizada no dia 24 de agosto. Assim como a melhoria do projeto da valorização das letras e do auxílio bolsa estudo, conforme a categoria apresenta proposta na pauta salarial e que podem ser atendidos com recursos do FERD. 

 

Outras demandas foram ressaltadas para elevar o índice de satisfação dos servidores em relação à política de gestão de pessoas do Tribunal, a exemplo do aumento da GEI (gratificação de estímulo à interiorização), a extensão da Gratificação de Atividade Externa (GAE) aos analistas de serviço social, psicologia e engenharia e comissários de menores e o reconhecimento da escolaridade de nível superior para técnicos e enquadramento dos agentes judiciários.

 

Sobre o reconhecimento para técnicos e enquadramento dos agentes, a solicitação configura um ponto importante de valorização na carreira, que consta na pauta da campanha salarial do Sindijus. O conteúdo dos editais e das provas dos concursos somado à grande quantidade de técnicos judiciários com graduação, constatados por dados apresentados pela Diretoria de Gestão de Pessoas do TJ no início de 2018, possivelmente defasados, de que 85% dos técnicos possuem formação em nível superior.

 

Erick Andrade informou que analisará a pauta da categoria e o que pode avançar do ponto de vista do planejamento estratégico, e se comprometeu em marcar uma reunião com a equipe para tratar do Planejamento e dos projetos existentes, assim que o desembargador Edson Ulisses assumir a presidência da RAE (Reunião de Análise Estratégica).

 

“O acompanhamento e o cumprimento do macrodesafio da melhoria de gestão de pessoas são de fundamental importância. Para o Tribunal executa-lo, é necessário atender diversos pontos da pauta da categoria que visam a valorização dos servidores e a redução das distorções remuneratórias históricas existentes na política de pessoal do TJSE”, explica o coordenador do Sindijus, Alexandre Rollemberg.

 

 

Macrodesafios da Gestão de Pessoas

Dentre as inciativas estratégicas do Macrodesafio da Gestão de Pessoas do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça de Sergipe estão: a) criação de programas de incentivo e valorização da qualificação, graduação e titulação dos servidores; b) implantação de ações visando à redução de danos à saúde do servidor decorrente da virtualização processual; c) criação/ampliação de programa de reconhecimento de servidores e magistrados; d) implementação de ações visando à reestruturação administrativa do quadro de pessoal (reestruturação de quantitativo e valores de funções de confiança e cargos em comissão); e) implementação de ações visando à redução das distorções da remuneração dos cargos em comissão e funções de confiança em relação à remuneração dos servidores efetivos; f) aumento do salário base dos servidores efetivos, haja vista ser um dos piores pagos à categoria em relação a outros Tribunais de Justiça do país.