Em julho, quase metade das negociações salariais ficou abaixo da inflação

dieese 280822
De acordo com boletim do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base em dados levantados pelo Mediador do Ministério do Trabalho, quase metade (47,3%) dos reajustes salariais ocorridos no mês de junho e resultantes de negociações e acordos coletivos se posicionaram abaixo da inflação acumulada no mês anterior.

Em julho, aqueles que tiveram aumento igual ao patamar inflacionário foram 20,8%. Os que ficaram acima do nível da variação de preços representaram 31,8%. A variação real média dos reajustes foi de -1,10%. A diminuição real média dos salários é um fenômeno que vem ocorrendo ao menos desde janeiro de 2021.

A variação real média dos reajustes, no acumulado de janeiro a junho, é de -0,84%, ante -0,80% no mês anterior.

No ano, a maioria dos acordos salariais não foi suficiente para conter as perdas da inflação. Os reajustes abaixo da inflação representam agora 43,9% do total no ano. No mesmo nível do INPC são 35,4%. Em nível superior, 20,7%. Esses índices eram de 43,4%; 35,2% e 21,4% no mês anterior, respectivamente.

Com base nos dados do INPC, para que houvesse preservação real dos salários, os reajustes em julho de 2022 deveriam ter sido de 11,92%. Para agosto, as projeções indicam necessidade menor, de 10,12%.

Fonte: Reconta Aí