Encontro dos Aposentados do TJSE mantém tradição de luta e afeto

Aposentados 750x510

Num clima de união, luta e afetividade, o Encontro de Aposentados que aconteceu no último sábado, 25, reuniu servidoras e servidores aposentados do Tribunal do Estado de Justiça de Sergipe (TJSE) no Hotel Celi, na Orla de Atalaia.

Na primeira parte, a direção do Sindijus repassou informes importantes a respeito de questões administrativas, da conjuntura nacional de retirada de direitos, campanha salarial e também sobre as ações das URVs.

Aposentados 3De início, a coordenadora de Aposentados e Pensionistas do Sindijus, Sara do Ó, fez a fala de abertura e deu as boas-vindas. Em seguida, informou que o próximo encontro, que acontecerá no semestre que vem, será o último com ela à frente desta coordenação. “Gostaria de agradecer a presença de todos vocês. Chegamos ao 11º encontro e o 12º será o do final do ano. Tenho apenas mais um encontro com vocês na coordenação, mas pretendo ficar pertinho. Eu nunca tinha tido essa experiência. No momento que não estava no fórum, era dona de casa antes. Foi sempre uma alegria estar com vocês. Só tenho a agradecer”, disse Sara, já em tom de despedida. Ela também comentou brevemente sobre a campanha salarial e deu o recado: “Cezário não negociou, mas a gente continua na luta”.

O coordenador de Assuntos Jurídicos, Plínio Pugliesi, saudou os presentes ressaltando o valor da união. “A gente fica sempre muito alegre em encontrar todo mundo aqui de novo, no mínimo a cada seis meses. É um momento de renovar as energias. É neste momento que a gente recebe uma carga de entusiasmo, porque a nossa união é o verdadeiro combustível que move a nossa luta, defendendo os interesses dos trabalhadores frente aos ataques de 160 juízes em Sergipe e frente a tantos outros adversários que a gente encontra no cenário político estadual e nacional. Mas encontramos nos mais de 300 companheiros aposentados e nos 1500 da ativa a força que a gente precisa.”

Em seguida, o coordenador de Assuntos Jurídicos deu alguns informes sobre a luta das URVs. Fez um resumo das movimentações mais recentes após a conclusão do processo judicial. “A nossa correia agora está sendo para incluir na fila do precatório até o dia 1º de julho, data estabelecida por lei para entrar na fila a partir do orçamento do próximo ano. Queremos inscrever todo mundo, os 507, uma vez que se encerrou a discussão jurídica com o Estado e o acordo nos valores foi homologado. Esta é a prioridade número 1 da Coordenação de Assuntos Jurídicos do sindicato”, disse.

Sobre a campanha salarial, os diretores do Sindijus relembraram as dificuldades no mandato do ex-presidente Cezário Siqueira Neto, marcado pela falta de diálogo e por perseguições a dirigentes sindicais. E ponderaram que nesses primeiros meses da gestão do presidente Osório Ramos, os sinais mostram uma disposição ao diálogo, diferente do período anterior, agora queremos que a gestão dê respostas positivas à pauta da categoria que se acumulou, incluisive o aumento do auxílio saúde.

Aposentados 2Confraternização

Após o momento de informes e debates sobre as ações sindicais, os servidores aposentados confraternizaram durante o almoço, revendo amigos e ex-colegas de trabalho. “Achei maravilhoso. Foi muito bom e que tenha mais vezes”, disse a aposentada Advalda Maria Araújo, que trabalhou no fórum de Arauá.

Para Zenaide Batista, os momentos de encontro são muito bem-vindos. “Realmente é preciso porque quando a gente se aposenta fica esquecido. Só quem lembra da gente é o nosso sindicato. Estão de parabéns!”, elogiou.

Para Vanuza Hora Freitas, o momento foi também de afeto. “Venho para todos. Quando não estou aqui, estou no sindicato. Eu trabalhei com Sara muito tempo lá em Itaporanga, então Sara para mim é mais que uma colega, é uma irmã. Fora isso tem Joelma...[lembrando com carinho]”. Vanuza fez uma avaliação sobre a organização sindical dos trabalhadores do TJSE. “Melhorou muito. Por exemplo, a gente não sabia que tinha que se sindicalizar. Os juízes não deixavam a gente se afastar da comarca. Até o dia que entrou um oficial de justiça lá em Itaporanga e disse ‘não, vocês têm que se sindicalizar’, e levou a documentação. Pronto, foi graças a ele que, pelo menos, o pessoal de Itaporanga se sindicalizou. E agora a gente está por dentro de muitas coisas,” lembra.

O Encontro dos Aposentados acontece a cada semestre e é organizado pela Coordenação de Aposentados e Pensionistas do Sindijus. O próximo encontro está programado para o final do ano.

Aposentados 6

Aposentados 1