logo mobile

Imprimir

Sindijus solicita criação de mais cargos de analistas e nova reunião ao presidente do TJSE

.

Entidade cobra retomada do debate sobre nível superior para os técnicos judiciários

Ofício 750x510

Nesta sexta-feira (3), a direção do Sindijus protocolou novo ofício junto à Presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). No documento, o sindicato requer a ampliação das vagas ofertadas para o cargo de analista judiciário, sobretudo nas áreas de Psicologia, Serviço Social e Contabilidade. A entidade também pediu a criação de outras especialidades no quadro administrativo do Tribunal, como de Comunicação Social, e cobrou a continuidade do debate sobre o nível superior para técnicos judiciários.

Aumento da quantidade de analistas
Levantamento do Sindijus mostra que a última criação de cargos de analistas judiciários de Psicologia e Serviço Social ocorreu e 2012. Já para área de Contabilidade foi em 2011. De lá para cá, em mais de dez anos, não houve ampliação do quadro, apesar de a demanda ter crescido.

O reflexo da não criação de novos cargos é a sobrecarga de trabalho para os servidores que atuam nessas áreas dentro do TJSE. Hoje, há uma vaga em aberto para psicóloga(o) e uma para assistente social. Isso significa que caso seja empossado apenas um candidato aprovado, não ocorrerá a mudança na intensidade do trabalho que resulta na sobrecarga.

Novos cargos de analistas
Quando o presidente do Tribunal, desembargador Edson Ulisses, anunciou a realização do novo concurso, ele declarou desejar abrir oportunidade de ocupação para a população em geral.

O Sindijus apoia essa finalidade. Prova é que na última reunião os coordenadores ressaltaram que é possível a criação de novos cargos de analistas na estrutura administrativa como, por exemplo, nas áreas de História, Jornalismo, Design Gráfico e Enfermagem.

Hoje, algumas dessas funções estão sendo desempenhadas por servidores requisitados ou por cargos comissionados. No ofício, a entidade voltou a pedir a criação de cargos de analistas judiciários para essas áreas.

Nível superior para técnicos
Um dos principais itens da pauta de reivindicação da categoria nos últimos anos tem sido a necessidade de alteração do requisito de escolaridade, de nível médio para superior, para o cargo de técnico judiciário.

“Na última reunião, Edson Ulisses afirmou que haveria uma nova rodada de negociação sobre o assunto. Mas, até o momento, não houve a marcação de uma nova data. E este é outro item que estamos cobrando da presidência”, destacou o coordenador do Sindijus, Jones Ribeiro.

Matérias relacionadas:


:: Juiz da Presidência do TJ diz que trabalho dos técnicos judiciários não é de nível superior
:: Edson Ulisses cria mais CCs com dinheiro da revisão salarial dos servidores do TJ
:: Decisão do STF é clara: nível superior dos técnicos judiciários é constitucional