logo mobile

Imprimir

Fenajud faz balanço de 2016: ano de lutas e vitórias

.

Banner RetrospectivaA Federação Nacional dos Servidores do Judiciário viveu momentos intensos durante o ano de 2016. Unidos aos sindicatos filiados os dirigentes da Entidade lutaram incansavelmente contra retrocessos e projetos nefastos que tramitaram no Congresso Nacional. Mas, houve também momentos de vitória como: a conquista da primeira sede própria e a efetivação da carta sindical.

Após muito trabalho e compromisso, o processo de obtenção da Carta Sindical foi finalizado em 2015, e publicado no Diário Oficial da União do dia 2 de outubro do mesmo ano. Porém, o recebimento de repasses do percentual do imposto sindical dos trabalhadores da Justiça do Brasil foi efetivado apenas este ano, quando a Federação passou a encarar desafios maiores.

Os Encontros Regionais também não poderiam ficar de fora da retrospectiva. Durante o ano, foram realizadas três reuniões no Nordeste, dois na região Norte, dois na região sul e um em conjunto com as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Nesses encontros foram realizadas análises de Conjuntura dos Sindicatos das regiões, e deles foram feitos e encaminhamentos para os Conselhos de Representante - realizado em três ocasiões diferentes em 2016.

Além de encontros regionais os dirigentes da Fenajud estiveram presentes nas Unidades da Federação para apoiar os sindicatos em suas lutas. Os diretores percorreram vários estados em apoio as lutas dos trabalhadores da justiça, como greves, encontros, reuniões dos sindicatos e posses de novas diretorias. Nos encontros, os representantes da Entidade debateram sobre a atuação da Fenajud frente à entidade e as ações desenvolvidas na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Destacaram ainda as dificuldades enfrentadas pelos sindicatos e associações na preservação dos direitos que estão intimamente ligados à PEC 241. A política de reposição inflacionária adotada pelos Tribunais do País também foi citada em diferentes ocasiões.

Outro momento marcante foi a realização do III Encontro de Comunicação da Fenajud. O evento aconteceu nos dias 05 e 06 de outubro em Maceió (AL) e teve como objetivo o diálogo com a os sindicatos dos trabalhadores da justiça para definir uma linha estratégica e integrada de comunicação. O evento reuniu diretores das pastas nos sindicatos, jornalistas da Federação e dos sindicatos filiados.

No dia 25 de outubro, a Fenajud realizou a inauguração de sua própria sede administrativa em Brasília. A matriz da federação será utilizada para atender a todos os trabalhadores do judiciário e sindicatos filiados, assim como tratar de temas de interesse da categoria. Para a direção, o novo espaço marca uma nova fase da entidade.

Para fechar o ano com chave de ouro, a Federação promoveu o maior evento, e talvez o mais importante, realizado este ano, que foi o Congresso extraordinário de Reforma Estatutária. O evento reuniu mais de 200 pessoas, em Brasília (DF) entre os dias 18 e 19 de novembro, com objetivo de adequar o estatuto e diretrizes para melhorar a administração da Entidade. O encontro deste ano teve como tema "Fenajud - Unindo o Brasil na luta por justiça". O Congesso extraordinário resultou de uma proposta do Sindijus Sergipe apresentada no último Congresso ordinário. A principal deliberação foi a aprovação da proposta do Sindijus Sergipe que transformou o modelo da diretoria da federação, do sistema presidencialista, passará a ser direção colegiada.

 

Lutas

O ano de 2016, também pode ser considerado um ano de lutas para a Fenajud. Durante os 12 meses, a Federação realizou incontáveis ações no Congresso Nacional, principalmente contra a retirada de direitos, como as mobilizações constantes em relação ao PLP 257, que resultaram em vitórias. A partir dos atos na Câmara, os dirigentes junto a outras centrais, conseguiram que os deputados retirassem os dispositivos que obrigava os estados a congelar salários, não conceder reajustes e progressões funcionais. Outras ações foram realizadas em torno da reforma da Previdência (que ficará para 2017) e contra retrocessos impostos pelo governo federal, como a PEC 241, PLC 54, PEC 287 - que trata da Previdência.  Além disso, as mobilizações tomaram grandes proporções e foram expandidas para a Esplanada  dos Ministérios  e pelas ruas em todos os estados.

 

2017 promete

Diante da atual conjuntura, as previsões para 2017 são pouco animadoras para os trabalhadores do Judiciário e toda a população brasileira. Tudo indica que as dificuldades permanecerão. Mas, a vontade e força para lutar contra Projetos nefastos permanecerão latentes. Diante disso, a Fenajud conclama todos os sindicatos, servidores e cidadãos a lutarem contra os ataques aos nossos direitos. A diretoria da Federação deseja boas festas e que 2017 possa ser um ano de vitórias para os trabalhadores do judiciário brasileiro.

 

Com informações: Fenajud

 

 

 

  Conheça a Fenajud »

  Acompanhe as notícias da Fenajud »