logo mobile

Imprimir

Fenajud participou de Marcha do 18º Acampamento Terra Livre, em Brasília

.

Indígenas de todas as regiões do país participaram da 18ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília, que . A atividade aconteceu no período de 4 a 14 de abril. O tema deste ano foi “Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política”. A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados () participou da Marcha na última semana, representada pelo coordenador-geral da entidade, Janivaldo Nunes.

fenajud 180422O Movimento acontece anualmente em Brasília. Nesta edição, segundo organizadores, a mobilização reuniu 8 mil indígenas no mesmo período em que o Congresso Nacional e o governo federal pautam a votação de projetos que violam os direitos dos povos originários, como o Projeto de Lei 191/2020, que abre as terras indígenas para a mineração.

Para Janivaldo, “a participação da Fenajud em atividades como essa é de extrema importância, visto que também defendemos o direito dos povos originários e grupos minoritários de terem acesso irrestrito à justiça. Justiça essa que deve impedir a política anti-indígena, que defenda as vidas e os territórios dos indígenas de todo o país. É surreal a energia e força desse povo, que luta bravamente para terem seus direitos respeitados”.

O Acampamento

O ATL 2022 foi instalado no complexo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), localizado no Eixo Monumental, em Brasília (DF). Após dois anos de pandemia da Covid-19, a mobilização ocupou a capital federal não só por causa da luta dos povos indígenas, mas por todo o povo brasileiro.


Fonte: Fenajud | Com informações da APIB