Fenajud repudia morte de homem em hipermercado em decorrência de bárbara violência

No dia em que a população é levada à reflexão sobre a inserção dos negros e das negras na sociedade brasileira – Dia da Consciência Negra, o país é surpreendido com uma morte brutal. Um homem, João Alberto Silveira Freitas, negro, foi espancado e morto por um segurança e um policial militar temporário. O assassinato ocorreu na porta de uma unidade do supermercado Carrefour, no bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre, na noite de quinta-feira (19).

Em um vídeo estarrecedor que circula nas redes sociais, um dos homens segura a vítima e o outro desfere murros. A vítima grita enquanto recebe os socos. Diante das imagens amplamente veiculadas na imprensa e na internet, a Fenajud vem a público manifestar repúdio e pesar. Para a entidade, nada, absolutamente nada justifica a conduta dos agressores.

A Fenajud exige que todos os fatos sejam apurados, que haja punição para todos os envolvidos e que se faça JUSTIÇA.

Por fim, salientamos a real necessidade de políticas públicas e institucionais – incluídas empresas privadas – que tragam à tona o debate racial.

Expressamos nossos sentimentos aos familiares e amigos de João Alberto.

Ressaltamos: COMBATER O RACISMO É URGENTE E NECESSÁRIO!

Vidas negras importam!

Racistas não passarão!