Formação da CUT investe na qualificação e ampliação de sua rede nacional

O Programa de Formação de Formadores e Formadoras Inicial (FFI) é estruturante da Política Nacional de Formação (PNF) da CUT, considerado como “guardião” da concepção político-metodológica da PNF/CUT). Tem nas Escolas Sindicais a responsabilidade pela sua condução com o acompanhamento por parte da Secretaria Nacional de Formação.

cut 260422
Esse Programa, em conjunto com o CEPS – Concepção, Estrutura e Prática Sindical são executados desde a organização da Política Nacional de Formação no ano de 1986. Tem servido para firmar a ideia do projeto político-organizativo da CUT, contribuído na formação de formadores e formadoras dirigentes fortalecendo a Rede Nacional de Formação.

A partir da realização do último Encontro Nacional de Formação (2020) e do Coletivo Nacional de Formação (2022), em diálogo com o projeto organizativo da CUT e com o contexto que estávamos vivenciando o tema da educação popular, a reflexão sobre a práxis, o debate sobre a concepção de educação, o trabalho como princípio educativo, se fizeram presentes nesse processo e nos desafiam a construir uma ponte, que seja capaz de permitir a passagem entre a teoria e prática da nossa formação sindical, em particular do FF.

Na última edição de F&C (nº 20 de 2021), destacamos que “o fazer fazendo, o formar formando, a prática formativa colocada em movimento, para que pudéssemos refletir sobre nossa prática e aprimorá-la, de modo a encorajar e dar segurança para dirigentes e militantes sindicais que se dispusessem a atender ao chamado da Rede Nacional de Formação da CUT”, são elementos que orientam o Programa de Formação de Formações e Formadoras.

FFI 2022 e 2023 traz novidades: FFI-Mulheres

Na construção do Programa de Formação de Formadores e Formadoras para os anos de 2022 e 2023, foram considerados alguns desafios e incorporados novas estratégias para a sua execução.

O FFI contará com uma versão de 6 módulos, sendo três realizados, neste ano de 2022 e os demais em 2023.

Como experiência inédita, contará ainda com um público de no mínimo 50% composto por mulheres, como premissa para o diálogo com o FFI- Articulado com Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora (SNMT), que será executado no formato híbrido e buscará contribuir no fortalecimento das ações das dirigentes sindicais na organização da CUT, ampliando sua participação nos espaços da política sindical, qualificando sua atuação nos conselhos de políticas públicas, nas negociações coletivas e capacitando-as para multiplicar esses conhecimentos em suas bases.

Formar dirigentes militantes para realizar a Formação de base

O programa FFI tem como objetivos formar dirigentes, lideranças, militantes e assessorias sindicais para atuarem como formadores/as militantes nos diferentes espaços da Rede de Formação da CUT, ampliando a formação de base.

Promover um processo permanente de formação para educadores(as) das Escolas Sindicais e assessorias, como condição na garantia da unidade e identidade da PNF, bem como para o aprimoramento das abordagens temáticas dos diferentes percursos formativos.

Ampliar e qualificar a Rede Nacional de Formação, capacitando dirigentes, lideranças, militantes e assessorias sindicais para atuarem como formadores e formadoras militantes nos diferentes espaços da Formação CUTista.

Público alvo do programa

Há um perfil específico para este programa que é o guardião da Política Nacional de Formação. Trata-se de dirigentes sindicais com perfil de formadores e formadoras que passaram pela formação de base da Política Nacional de Formação e que tenham interesse em fazer parte da Rede Nacional e atuar nos espaços da formação sindical, como Formadores e Formadoras.

Cada turma deverá ser composta de no mínimo de 50% de mulheres. As cursistas, além dos módulos presenciais nas escolas, farão também no formato virtual o curso de Negociação Coletiva e Políticas Públicas.

Assim, as entidades CUTistas têm de considerar na indicação para fazer o FFI a disponibilidade para exercitar a escuta, a observação, o diálogo constante e praticar os princípios CUTistas da formação sindical, assim como a disponibilidade para cursar os 6 módulos e o compromisso e tempo para realizar a formação de base.

A responsabilidade de indicação de nomes para participarem do Programa de Formação de Formadores e Formadoras é das secretarias estaduais de formação da CUT em diálogo com os Ramos e demais secretarias da CUT.

Todos inscritos deverão assumir o termo de compromisso político e pedagógico em contribuírem com a formação sindical de base no respectivo Estado, nos seus sindicatos e locais de trabalho.

Educação Popular na formação dos formadores

A metodologia utilizada no percurso formativo do FFI privilegia a dialogicidade, a construção coletiva do conhecimento. O processo é inteiramente participativo a partir da formação de grupos com indicação de textos para debate e estímulo para elaborações coletivas.

Apesar das novidades, o programa continua reafirmando os princípios metodológicos da Política Nacional de Formação da CUT como nas edições anteriores do FFI, os quais consideram que a formação tem a tarefa de contribuir para o avanço da consciência crítica que caracteriza o sujeito da práxis, numa perspectiva da ação transformadora.

A formação sindical como instrumento para a problematização das práticas, baseada em teorias que contribuem para o retorno às práticas, agora melhoradas. Na relação dialética Prática – Teoria – Prática melhorada (P-T-Pm).

Há novidades também no percurso formativo

O percurso formativo do Programa de Formação de Formadores e Formadoras – Inicial será de um curso presencial realizado em 06 módulos e antecedido de dois encontros virtuais, conforme distribuição dos eixos temáticos abaixo, a serem realizados nos anos de 2022 e 2023.

Cada módulo terá uma carga horária de 24 horas presenciais (03 dias) distribuídas em uma programação construída com a participação da Equipe Nacional de Formadores e Formadoras, com eixos e temas de orientações, que podem sofrer adaptações nas Regiões quando de sua execução.

Nesse sentido foram selecionados técnicas, dinâmicas, exercícios individuais e coletivos que foram cuidadosamente escolhidos e pensados para auxiliar no desenvolvimento dos conteúdos propostos.

Acesse os temas das aulas e módulos: Programa

Serviços

O programa FFI será realizado presencialmente nas Escolas Sindicais da CUT. Informe-se sobre o calendário de execução de cada módulo na escola sindical de sua região.

ECOCUT

7 de Outubro

Chico Mendes da Amazônia

Sul

Nordeste

Haverá contrapartida das entidades para o financiamento do programa.

Para a inscrição, as entidades CUTistas interessadas devem procurar a Secretaria de Formação dos estados.

Fonte: CUT Rio Grande do Sul