Governo de Sergipe inicia cortando 900 CCs e economiza R$ 10 milhões

Fonte: Universo Político/ Por Joedson Teles

Belivaldo11-300x213O governador Belivaldo Chagas (PSD) anunciou, nesta terça-feira, dia 4, o Projeto da Reforma Administrativa com o qual pretende governar Sergipe pelos próximos quatro anos. A matéria será apreciada e votada pelos deputados estaduais, nos próximos dias. Entre as medias estão a redução de 19 para 14 do número de secretarias, cortar telefones celulares funcionais, exceto dos profissionais do Samu, substituir veículos locados por um aplicativo de transporte (Sergipe Móvel) e mandar para casa quase 1 mil ocupantes de cargos comissionados: 900 CCs serão cortados.

“Na estrutura de hoje, temos 3.063 cargos em comissão com um custo de R$ 5,5 milhões por mês. Com a alteração que vamos apresentar agora, vamos diminuir para 2.163 cargos. Portanto, um corte de 900 cargos em comissão, gerando uma economia, anual, de aproximadamente R$ 10 milhões. Temos uma folha de ativo da ordem de R$ 263 milhões. Isso (o corte dos comissionados) representará 1,8% da folha”, disse o governador.

Belivaldo Chagas usou como exemplo os ocupantes dos cargos comissionados da Adema para ilustrar a necessidade de manter os 2.163 CCs do Estado. “A Adema é um órgão extremamente importante, mas que vive com o seu quadro de comissionados, na grande maioria, de servidores cedidos. O primeiro projeto que vise concurso que deveremos apresentar, no próximo ano será para a Adema”, prometeu.

O governador anunciou também que acabará com o Palácio de Veraneio, transformando-o em órgãos públicos, gerando mais economia para o Estado, já que diminuirá a locação de imóveis. “Vamos fazer as adaptações para que lá funcione a Governadoria Estadual, Gabinete do Governador, Gabinete Militar e Secretaria de Comunicação”, disse, adiantando que os espaços ocupados por estes órgãos, hoje, no Palácio Adélia Franco, abrigarão órgãos que hoje funcionam em prédios locados.

Diárias na SSP

Sobre as denúncias no tocante a diárias pagas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o governador disse que tudo está sendo apurado. “Temos uma legislação que cuida disso. Temos uma Procuradoria que tem acompanhado e emitido pareceres mostrando quem pode e que não pode. Em relação a diárias e gratificações estamos fazendo um trabalho como objetivo de diminuir tudo isso. Vamos buscar de todas as formas a redução do nosso custeio que é alto”, disse.

Belivaldo Chagas assegurou ainda que não há projetos para privatizar o Banco do Estado de Sergipe (Banese) ou a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Todavia, o governador não abre mão que a Deso passe a oferecer um melhor serviço a Sergipe, minimizando o desperdício de água através de vazamentos. Somente no município de Simão Dias, onde há falta de água, o próprio governador atestou que existiam cerca de 60 vazamentos na rede.