logo mobile

Imprimir

Hospital Universitário de Lagarto é referência no atendimento de casos do novo coronavírus em Sergipe

.

Conjuntura Sergipe 21-04

Em funcionamento desde o início de abril, a Unidade de Doenças Respiratórias do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) é uma das referências para o tratamento de casos de coronavírus em Sergipe, segundo o Plano de Contingência Estadual.

A estrutura com 46 leitos de internação e uma equipe assistencial exclusiva, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e pessoal de apoio, está acolhendo pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 no estado.

Atualmente, apenas um paciente infectado pela doença permanece internado no hospital. Outra pessoa, que testou positivo para o novo coronavírus e fez o tratamento no HUL, já recebeu alta. Outros três casos atendidos na unidade foram descartados.

“Hoje, um paciente que entra no hospital como suspeito da Covid-19, ele passa por um processo de acolhimento com um enfermeiro. Na sequência, é encaminhado para um médico, que faz a triagem. Essa triagem encaminha o paciente, caso apresente síndrome respiratória aguda grave, para o internamento e, a partir daí, o paciente é testado para a Covid-19”, afirma o superintendente do hospital, Manoel Cerqueira Neto.

O chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HUL, Marcos Henrique dos Santos, destaca que o hospital criou a área específica, prevista no plano de contingência da instituição, para atendimento rápido “de forma a garantir a segurança do profissional de saúde e dos pacientes que apresentem, por ventura, síndrome respiratória aguda”.

Para isso, foram adotadas medidas, como monitoramento de protocolos e rotinas no local para evitar a contaminação entre pacientes e profissionais de saúde. “Diante da elaboração dessas rotinas e protocolos, nós intensificamos a questão da higienização das mãos, uso correto dos equipamentos de proteção individual e sua desparamentação, além da questão da higienização das superfícies, mobílias, equipamentos”, ressalta a chefe da Divisão de Enfermagem do hospital, Luana Dantas.

Ampliação de leitos

O próximo passo será a construção de um hospital de campanha, com a abertura de 20 leitos. Com investimento de cerca de R$ 2,5 milhões, a previsão para a entrega da obra é de até 45 dias. “Eles vão ter estrutura para a terapia intensiva: monitores, leitos automatizados, rede de gases. Toda a estrutura para receber pacientes com necessidade de ventilação mecânica, por ventura”, acrescenta Manoel Cerqueira.

O hospital provisório será construído no heliponto do HUL e terá cerca de 700 m². Além disso, para reforçar a força-tarefa no combate ao coronavírus, 69 novos profissionais, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, serão contratados de forma temporária.

Fonte: Abel Victor e Josafá Neto/Portal UFS