I Encontro de Negras e Negros define encaminhamentos e estratégias para promover igualdade racial

A atividade reuniu sindicatos de todos o Brasil e foi marcada por emoção e importantes reflexões para o enfrentamento ao racismo

fenajud 220523

Encerrando dois dias de grandes debates, nesta sexta-feira, 19, o I Encontro de Negras e Negros da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), realizou uma plenária propositiva e a aprovação de um plano de lutas que possa incentivar estratégias e as ações de enfrentamento ao racismo e uma maior inclusão de negras e negros nos espaços de decisão e poder.

Entre os diversos encaminhamentos aprovados no Encontro, destacou-se a criação de um Coletivo de lutas específico de Combate ao Racismo e a Desigualdade Racial na Fenajud, com um Calendário Nacional de Lutas; Solicitação junto aos sindicatos para verificar se há diferença no acesso à carreira, progressões, promoções e FGs entre brancos e negros; Exigir do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obrigue os tribunais estaduais que coloquem em funcionamento as comissões de equidade racial; e Fomentar que os sindicatos de base da Federação incentivem a participação de negras e negros em todos os eventos promovidos pela FENAJUD, e não só os encontros específicos.

Além disso, foi defendido que os estatutos das cotas raciais sejam cumpridos na sua essência, ou seja, que os concursados aprovados na ampla classificação, não sejam colocados na classificação das cotas raciais. E que sejam punidas tentativas de fraude contra o sistema de cotas. O coletivo se reúne para analisar as interpretações que estão sendo dadas em relação ao preenchimento das cotas nos concursos públicos do judiciário.

Para Arlete Rogoginski, coordenadora-geral da Fenajud, o Encontro foi necessário e fortalecedor. “Vim aqui na situação de ouvinte, de aluna, para poder aprender mais sobre formas de fortalecer a luta contra o racismo, tanto dentro das instituições sindicais, quanto dentro do Poder Judiciário”.

Alexandre Santos, coordenador-geral da Fenajud, destacou a alegria, como um dirigente sindical negro, de poder presenciar esse momento histórico da Fenajud. “Esse momento foi histórico para a Federação e para o Judiciário brasileiro. O primeiro Encontro de Negras e Negros do Judiciário dialogou sobre temas importantes e caros para o povo negro, e pessoalmente caros para mim. Precisamos propor ideias e efetivar o que foi tratado aqui para fortalecer a luta antirracista no Brasil”.

O coordenador da Região Nordeste, Luiz Cláudio, anfitrião do evento, salientou que o Encontro superou as expectativas. “Fiquei muito feliz por esse evento. Superou tudo que esperávamos. Parabéns para toda a Fenajud e muito obrigada a todos os que participaram e se comprometeram com o tema, com o evento e com a Fenajud, e deram suas contribuições para fazer dele um grande sucesso”.

O coordenador-geral da entidade, Janivaldo Ribeiro, também dirigente sindical negro, se emocionou ao lembrar da sua trajetória e de todas as lutas que enfrentou para conseguir superar as opressões que a sociedade impõe. “Isso aqui faz parte da construção coletiva da Federação. Estamos emanados no propósito único de fazer uma Fenajud mais ampla, antirracista, justa e melhor a cada dia, seja na construção dessa coordenação ou nas próximas. É um trabalho que não tem mais volta. Estou muito feliz com esse Encontro”, afirmou.

A coordenadora de Gênero, Etnia e Geracional, Carolina Lobo, foi a responsável por organizar e estruturar a atividade. Ela agradeceu a oportunidade de poder debater e de aprender mais sobre o fortalecimento da cultura negra, do debate por um Judiciário mais amplo e a ocupação negra nos mais diversos espaços. “O processo de construção desse evento foi tão longo. Nós já vínhamos conversando dentro da coordenação sobre a necessidade dessa discussão, principalmente pelas experiências vividas por Alexandre e Janivaldo, e aos poucos fomos dando forma a essa atividade. Começamos a pensar e veio a representação de Xangô, o Orixá da Justiça, e a partir daí, o Encontro foi estruturado. Vimos aqui o quanto é importante discutir a questão racial, não só no movimento sindical, mas dentro do Poder Judiciário”.

Calendário

A atividade, que foi a primeira a debater o tema, terá continuidade durante a gestão. A previsão é que o Encontro ocorra pelo menos uma vez ao ano.

Fonte: Fenajud