Atos em Brasília repudiam ataques às eleições e defendem a democracia e o serviço público

Fenajud esteve representada pelo coordenador da Federação, Roberto Eudes, que esteve como plantonista da semana.

fenajud 080822
A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) cumpriu mais um plantão em Brasília, onde contou com a presença do coordenador de Finanças da entidade, Roberto Fontenele. Durante o período, além de questões internas, o dirigente esteve em duas atividades importantes para a categoria. A primeira delas foi realizada pela Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral e tratou sobre a defesa da democracia, de eleições livres e seguras, no Senado Federal. O segundo debate ocorreu na Câmara dos Deputados, dentro da programação proposta pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

Roberto Fontenele esteve no importante ato na terça-feira, 2, que contou com a participação de diversas entidades, movimentos, parlamentares e representantes de embaixadas. “Durante o evento, que foi de extrema importância para as Eleições deste ano, bem como para a democracia, os presentes aprovaram uma carta que apresentava a manifestação e repúdio aos ataques que as instituições da justiça eleitoral vêm sofrendo de forma reiterada e sistemática e pedem que o Congresso Nacional reaja às ameaças de Jair Bolsonaro, declarando-se contrário a qualquer aventura golpista”, disse. O documento foi entregue ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, no mesmo dia.

A Coalisão reúne mais de 200 entidades e organizações da sociedade civil e firmou compromisso com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de defender o sistema eleitoral dos constantes ataques promovidos pelo presidente e setores do governo contra o processo eleitoral brasileiro, a Justiça Eleitoral, juízes e servidores. A Fenajud está em tratativas para adesão ao movimento. O grupo terá uma nova reunião com o presidente da Corte, ministro Edson Fachin, no dia 8 de agosto.

Jornada de lutas

Dando sequência às atividades em defesa do serviço público, Roberto esteve no ato na Câmara dos Deputados, proposto pelo Fonasefe. O ato contou com a participação de parlamentares que se posicionaram em defesa dos serviços públicos e da democracia. Durante a atividade os deputados citaram a necessidade de retomada da luta contra a reforma administrativa (PEC 32/2020) logo após as eleições gerais deste ano, bem como da revogação da EC 95.

Fonte: Fenajud