Sindijus solicita que pausas de 10 minutos sejam estimuladas pelo TJSE

A pausa é uma conquista dos trabalhadores, acordada entre sindicato e gestores, mas não tem recebido a visibilidade que merece

COMITE SAÚDE
Ocoordenador de Saúde do Sindijus, Raul Laurence, participou de uma nova reunião no Comitê de Saúde do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), na última segunda-feira (8). Na ocasião, o representante dos servidores apontou que o intervalo de 10 minutos a cada hora trabalhada precisa ser estimulada nos locais de trabalho.

A pausa é um consenso que já existe no Comitê, há mais de cinco anos, no entanto a entidade sindical entende que a política não tem recebido a publicidade que merece. “Por conta de trabalharmos diretamente com os sistemas do Tribunal, ficamos sentados à frente do computador por todo o expediente, causando inúmeros prejuízos a nossa saúde, sobretudo a nossa visão e postura. Desde o início da formação desse Comitê, estamos atentos e vigilantes em relação a essa e outras necessidades, inclusive no sentido preventivo”, explicou Raul.

Com relação a implementação dos intervalos, a o sindicato entende que é necessário mais visibilidade, que há servidores que já executam esses descansos nos postos de trabalho. Mas ainda está longe de ser respeitada por todos os chefes. Por isso o Sindijus, através do coordenador, sugeriu a realização de uma campanha educativa, nos moldes das campanhas que associam cores aos meses, para conscientizar a categoria sobre a importância das pausas.

“No nosso último debate, solicitei que assim como as campanhas dos meses coloridos, essa e outras políticas de prevenção também sejam abordadas nas telas de descanso da área de trabalho dos servidores”, informou o coordenador, lembrando que esse tempo – de dez minutos - é uma conquista da categoria no Comitê. Além de que o Centro Médico desenvolva ações em relação a execução da ginástica laboral e outras formas de cuidado e prevenção à doenças e melhoria da saúde do trabalhador.

Na reunião, a gestão do TJ também apresentou um relatório contendo as principais causas de afastamento de servidores e magistrados identificadas no Relatório de Gestão de Absenteísmo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - Resolução nº 207/2015 - dentro do âmbito do TJSE. “Queremos ver esses levantamentos e dados para que a nossa entidade também possa trabalhar diretamente nas causas que adoecem os nossos colegas”, explicou o coordenador, que solicitou cópia do documento.

O Comitê também deliberou acerca da realização de uma campanha de estímulo à participação de magistrados e servidores às ações de qualidade de vida, bem como o estabelecimento - ainda não fechado - de um cronograma anual das reuniões.