Mulheres se unem em atos pelo Brasil em defesa da democracia

Para demonstrar que a democracia e o resultado das urnas eletrônicas deverão ser respeitados, as mulheres saíram às ruas neste sábado (13), contra os ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) às eleições

cut
Em várias cidades do país, as mulheres saíram às ruas na manhã deste sábado (13), em defesa da democracia, assim como vendo sendo feito por mais de um milhão de pessoas que assinaram a carta dirigida aos brasileiros e brasileiras, da faculdade de Direito da USP e, outro documento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, assinado também por entidades como a CUT e demais centrais sindicais.

A mobilização é organizada pelos movimentos de mulheres da CUT, das demais centrais sindicais, de partidos políticos e de diversos movimentos sociais e feministas como a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude, entre outros.

Além da defesa da democracia, as mulheres também lutam pelo fortalecimento da luta contra a fome, a miséria, a reforma Trabalhista e contra a violência contra a mulher.

Confira como foram os atos pela manhã, em alguns locais.

Em São Paulo, as mulheres se reuniram na manhã deste sábado (13), na Praça do Patriarca, no centro da cidade e depois fazem caminhada até o Teatro Municipal, na Praça Ramos onde se encontrarão com as demais participantes do ato.

A presidenta interina da CUT-SP Telma Victor declarou que o ato das Mulheres lembrou que a conjuntura política atual prejudica as mulheres, principalmente, no mercado de trabalho e criticou a falta de oportunidades.

“Estamos nas ruas em defesa da democracia. Vivemos um momento de ataques aos direitos que impactam principalmente as mulheres. Mas temos certeza que esse cenário vai mudar com as eleições em outubro", afirmou a presidenta da CUT-SP.

A secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-SP, Márcia Viana, afirmou que “ não queremos mais esse governo. Bolsonaro tem que sair e a democracia prevalecer no Brasil".

No Recife, Pernambuco,mulheres que compõem partidos políticos, centrais sindicais e os movimentos feministas e socias populares foram para as ruas do centro da cidade, desde às nove da manhã e seguiram em caminhada pela democracia, contra a fome, contra o desemprego, contra o machismo, contra o racismo, contra a LGBTIfobia e contra toda a política de morte e de violência do (des)governo Bolsonaro. A manifestação contou com grande apoio da população. Cerca de seis mil mulheres participaram do ato.

Em Florianópolis, Santa Catarina, a defesa da democracia contou com o grupo “Baque Mulher”, que saiu às ruas do centro cantando e dançando. Ainda no estado, na região oeste, na cidade de Quilombo mulheres camponesas do MMC Brasil deixaram sua marca de resistência e esperança e se uniram para dar o recado: chega de violência, pela democracia, pela vida povo, por #BolsonaroNuncaMais

No Rio Grande do Sul, uma ciranda das mulheres pela democracia e contra a violência, foi realizada junto aos Arcos da Redenção, na capital do estado, Porto Alegre.

Em Goiânia, Goiás, as mulheres se reuniram na Praça do Botafogo ,no setor universitário, e depois saíram em passeata

Em Macapá (Amapá), não apenas as mulheres, mas homens trambém se reuniram no sindicato dos bancários para apoiar a democracia e o resultado das urnas nas próximas eleições.

Confira os demais atos organizados pelo Brasil

REGIÃO NORTE

AC – cidade: Rio Branco - Praça da Revolução, Centro, às 17 horas.

AM – cidade: Manaus; horário: 9h00; local: Praça da Matriz

AP – cidade: Macapá; horário: 9H00; local: concentração no SEEB - Sindicato dos Bancários, na São José, esquina com a Mendonça Júnior, no Centro de Macapá

PA - Cidade nova 8 we 26 n 222 – Ananindeua, às 15 horas

RO – Caravanas em Cerejeiras, às 10 horas

RR – Alvorada Mulheres Juntas pelo Brasil, às 00 horas

TO - Feira coberta do Aureny 1- Palmas, às 17 horas

REGIÃO NORDESTE

AL – cidade: Maceió; PANFLETAGEM – 8h00 – NA FEIRA LIVRE DA CIDADE; 9h30 – EM FRENTE AO ANTIGO PRODUBAM

BA – Panfletagem, adesivaço e bandeiraço- Sussuarana, às 10 horas.

Panfletagem, adesivaço, bandeiraço- São Marcos, às 10 horas .

Agitação na Rótula da Feirinha- Cajazeiras, às 10 horas.

CE – cidade: Fortaleza; Horário: 15H00; Local: concentração no Espigão Rui Barbosa – chegada: Largo da Micharia, Praia de Iracema; Lançamento do Comitê Popular de Luta das Mulheres, às 15 horas - Fortaleza.

MA – cidade: São Luís – horário: 8H – Local: Concentração na Praça Deodoro, Em Frente à Biblioteca Benedito Leite

PI – cidade: Teresina – horário: 8H00 – local: Ato na Praça Rio Branco

PB – cidade: João Pessoa - Horário: das 9h às 11h Ato Político Cultural - Panfletagem no Ponto de Cem Réis; Ciranda Popular com Artistas Locais

RN – Cidade: Natal; horário: 9h30 local: concentração Calçadão da AV João Pessoa - (participam da manifestação, todas as regiões do Estado).

SE - Praça dos Mercados- Aracaju, às 8 horas

REGIÃO CENTRO OESTE

BSB – cidade: horário: 15h00; local: gramado da Rodoviária, sentido Torre de TV

MT – cidade: Cuiabá; horário: 8H00; local: concentração na Praça da Mandioca

MS – cidade: Campo Grande, às 9h; local: na Praça das Araras, dialogando com as mulheres sobre o Brasil que queremos.

REGIÃO SUDESTE

ES - Praça de Laranjeiras – Serra, às 09 horas.

MG - Ato na praça 1º de maio- Ipatinga, às 09 horas .

RJ - Largo da Prainha – Rio de Janeiro, às 13h13

REGIÃO SUL