Milhares de trabalhadores protestam por vacina e contra reforma administrativa em Aracaju

systemuploadsnews6e1bc08116f8b8428b3-700x460xfit-e1399

Fonte: CUT

Fotos: Jomara Costa

A luta venceu o luto da população brasileira neste sábado, dia 29 de maio. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais realizaram mais de 204 protestos em todo país contra as políticas do governo Bolsonaro que prejudicam a maioria da população brasileira. Trabalhadores e trabalhadoras saíram às ruas, 100% com máscaras e respeitando as medidas de segurança, em defesa de vacinas para todos, contra a reforma administrativa e contra as privatizações que desmontam o serviço público do Brasil.

A concentração do ato #29MForaBolsonaro aconteceu no mercado municipal de Aracaju e seguiu pelas ruas do Bairro Santo Antônio até a Avenida Maracaju, na Praça José Andrade Góis, próximo ao Colégio Estadual Ivo do Prado.
O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe), Roberto Silva, revelou que desde o mês de junho, de 2020, avalia a necessidade de ocupar as ruas para defender os trabalhadores. “Não dava pra ficar fazendo apenas Live e redes sociais enquanto os trabalhadores estavam se expondo a vírus diante de um Governo genocida. Hoje foi resultado desta construção de quase um ano de atos na luta por: por auxílio, por direitos, contra privatização, em defesa dos serviços públicos e principalmente por Fora Bolsonaro”.

Para o presidente da CUT Sergipe, o dia de luta é uma resposta da população contra o governo que não providenciou vacina para a população, agiu de forma criminosa e irresponsável diante de uma pandemia e com o apoio de deputados e senadores, segue desmontando do Estado brasileiro com privatizações e a Reforma Administrativa.

“Ver e ouvir as ruas de Aracaju avermelhar num único grito: Fora Bolsonaro foi forte, foi bom, mas foi a certeza que, apesar das críticas, estamos construindo a luta de classe em Sergipe, no Brasil e no mundo, pois enquanto existir capitalismo a luta de classe é necessária”, afirmou Roberto Silva.

Protestos pelo Brasil

De manhã, de tarde e de noite, os protestos estão levando milhares de pessoas às ruas em todas as capitais brasileiras, em muitas cidades e, inclusive, protestos em frente às embaixadas do Brasil construídos por brasileiros que vivem na Alemanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Portugal, Uruguai, Espanha, Suíça, Bélgica, Austrália, entre outros.

Na cidade de Recife, o protesto pacífico foi manchado com o sangue dos manifestantes covardemente agredidos pela Polícia Militar.

A manifestação de rua construída pelo movimento sindical e o movimento popular conquistou visibilidade internacional. As postagens com a tag #29MForaBolsonaro alcançaram a 1ª posição sendo, neste sábado, o assunto mais falado nas redes sociais em todo o mundo.