Imprimir

Nova Diretoria do Sindijus é empossada para o mandato 2023-2026

.

Este será o quinto mandato consecutivo do ‘Movimento Sindicato é Pra Lutar’ – MSPL – à frente do sindicato

Posse 750x510 2

Tomaram posse na tarde da última quinta-feira, dia 15, os membros da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e da Suplência do Sindijus (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe) até 2026.

O grupo foi eleito em fevereiro deste ano com 719 votos – equivalente a 99,3% dos eleitores. Diferentemente da tradição da entidade, desta vez a posse foi meramente formal, porque a solenidade festiva ocorrerá ainda este semestre já na nova sede administrativa do Sindijus.

Os dirigentes empossados mantêm a proporção de gênero do quadro anterior: 6 mulheres e 9 homens. Da nova Diretoria, 4 membros não estavam no mandato que se encerrou – 44% de renovação. Além disso, para dois desses dirigentes, esta será a primeira experiência no Sindijus.

Jones Ribeiro, coordenador geral do Sindijus, lembrou dos dirigentes que se despedem. "Alexandre Rollemberg e Mila Pugliesi saem da direção do sindicato. Célia Milanez e Antônio Fernandes farão o mesmo, mas este último irá para o conselho fiscal e aquela migrará para a suplência. Miguel Bruno e Braz Athanazio também se despedem do conselho fiscal. A todos, os nossos agradecimentos em nome dos servidores do TJ pelo tempo doado em nome de um projeto coletivo. Muito obrigado", agradeceu.


Novo ciclo

Analice Soares, nova coordenadora geral do Sindijus, destacou os muitos desafios do novo mandato. “Nossa categoria já possui um conjunto de reivindicações históricas pendentes, como melhores condições, carreira e direitos dos aposentados. Esse será o meu primeiro mandato na coordenação geral, mas me considero uma dirigente experiente, pelos mandatos que já exerci, e por isso estou preparada para continuar desafiando as injustiça no TJSE”, destacou.

O coordenador geral da entidade, Jones Ribeiro, destacou que o grupo à frente do sindicato desde 2011 operou uma verdadeira revolução na organização das lutas dos trabalhadores do judiciário em Sergipe, mantendo o pleno funcionamento de todas as instâncias da entidade enquanto mantinha a luta por melhores salários e condições de trabalho.

“Hoje, seguramente, o Sindijus é um dos sindicatos mais respeitados no estado. E nos últimos anos conseguimos avançar em várias frentes. Mas precisamos continuar atentos, pois ainda há muitas injustiças no Tribunal, como o não reconhecimento do nível superior dos técnicos e agentes judiciários. Essa pauta será prioridade neste mandato.”, disse.

Milton Rodrigues Junior, coordenador de relações de trabalho e saúde recém-empossado, fala da expectativa para o mandato. “Assumir uma posição como Coordenador de Saúde e Relações de Trabalho é uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade para contribuir com a defesa do bem-estar físico e mental dos servidores, além de buscar estabelecer relações de trabalho justas e equilibradas. Com uma visão focada na prevenção e cuidado com a saúde e na promoção de um ambiente de trabalho positivo e saudável, é possível lutar para construir um futuro melhor para todos os sindicalizados.”.


Fim de ciclo

A ex-coordenadora geral da entidade e agora coordenador de aposentados, Sara do Ó, ressaltou as dificuldades do mandato que se encerrou. “Os últimos três anos serão lembrados pela pandemia da Covid-19. No período, o sindicato teve que se reinventar para lutar pela preservação de vidas, contra o congelamento salarial de Bolsonaro e para superar a dificuldade de mobilização da base, pelo isolamento social”, lembrou a dirigente sindical.

Para Jones Ribeiro, coordenador geral do Sindijus, o saldo do mandato 2020-2023 é positivo. “Nós realizamos a maior greve da história dos trabalhadores do TJSE, que certamente salvou vidas, fomos a única categoria em Sergipe e no Judiciário no país a derrotar a Lei da Granada de Bolsonaro e Guedes, descongelando os salários e a carreira dos servidores do Tribunal na pandemia e, de quebra, conseguimos reajustar os salários em 15% em apenas dois anos. Por tudo isso, o saldo é muito positivo”, avaliou Ribeiro.

Dentre as tantas outras realizações da gestão 2020-2023 do MSPL à frente do Sindijus, deve-se destacar:

  • a criação de um novo direito: o auxílio educação infantil;

  • a aquisição de imóvel para a nova sede administrativa do Sindijus, situado na avenida Ivo do Prado n° 282, no centro de Aracaju. O prédio está em fase de reforma, que deve ser concluída ainda neste semestre 


  • a venda do imóvel situado na Barra dos Coqueiros, denominado “sede social”, cuja alienação foi autorizada em 2012, no 1º congresso dos trabalhadores do Judiciário 

  • a reconquista do direito de greve para os trabalhadores efetivos do TJSE, a partir de janeiro de 2016, através de decisão do Conselho Nacional de Justiça (TJSE);

Conheça a nova direção do Sindijus empossada:


DIRETORIA EXECUTIVA

Coordenação Geral
• ANALICE SOARES DA SILVA PINTO, analista judiciária de serviço social, lotada no Fórum Gumersindo Bessa em Aracaju
• JONES MANOEL RIBEIRO DA SILVA, técnico judiciário, lotado na Comarca de Aracaju, atualmente à disposição do Sindijus/SE

Coordenação de Administração e Finanças
• MARCELO FERREIRA, técnico judiciário aposentado

Coordenação de Aposentados e Pensionistas
• SARA CAVALCANTE DO O, técnica judiciária, lotada na Comarca de Aracaju, atualmente à disposição do Sindijus/SE

Coordenação de Assuntos Jurídicos
• PLÍNIO PUGLIESI CARDOZO, técnico judiciário, lotado no Fórum Gumersindo Bessa em Aracaju

Coordenação de Cultura e Lazer
• FERNANDA FERREIRA MENEZES, técnica judiciária, lotada no Fórum Gumersindo Bessa em Aracaju

Coordenação de Formação Sindical
• RAUL LAURENCE SANTOS CAMPOS, técnico judiciário, lotado na Comarca de Estância.

Coordenação de Mulheres, LGBTI e Políticas Sociais
• SONALE SANTANA FREITAS ALCÂNTARA RAMOS, analista judiciária de serviço social, lotada no Fórum Gumersindo Bessa em Aracaju

Coordenação de Saúde dos Trabalhadores e Relações de Trabalho
• MILTON RODRIGUES CRUZ JÚNIOR, técnico judiciário, lotado no Fórum Gumersindo Bessa em Aracaju


CONSELHO FISCAL

• ANTÔNIO FERNANDES DA SILVA, técnico judiciário, lotado no Fórum Gumersindo Bessa em Aracaju

• LUCAS SANTANA GUIMARÃES, técnico judiciário, lotado na Comarca de Carmópolis

• LARISSA MENDES CARMONA PEREIRA, técnica judiciária, atualmente lotada nos Fóruns Integrados III em Aracaju


SUPLÊNCIA

• EDNALDO MARTINS SILVA OLIVEIRA, técnico judiciário, lotado no Distrito de Divina Pastora

• CÉLIA REGINA MILANEZ SOUZA, analista judiciária de psicologia, lotada no Fórum do Juizado da Infância e Adolescente em Aracaju

• GLLENS LIMA DA SILVA, técnico judiciário, lotado no Distrito de Muribeca