O fechamento da FAFEN e a tragédia anunciada

Fonte: Expressão Sergipana

fafen-boa-696x464O povo sergipano acompanha os esforços do Governo Temer em desmontar o patrimônio nacional. Em nossa terra, o alvo principal é a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados/SE (FAFEN). Num processo entreguista acelerado anunciou o fechamento das fábricas de fertilizantes mais importantes do país (SE e BA) e deu prazo até 31 de outubro de 2018.

Porém, a sede da Petrobras no Rio de Janeiro determinou recentemente a parada da FAFEN/SE. Já parou a síntese de amônia e está mantendo a planta de ureia a 60% de capacidade. Alegam que o estoque está alto devido as baixas vendas.

Acontece que a elevação dos estoques é feita de maneira proposital. Uma auto-sabotagem da empresa, pois a sede da Petrobras aumentou o preço do gás natural fornecido às FAFEN`s de US$ 8,5 para US$ 10/MMBTU. Sem nenhuma justificativa. Posteriormente determinou que as fábricas aumentassem, ainda este mês, o preço da amônia de US$ 387/ton para US$ 513/ton. Um aumento de 32% no produto, justamente para não vender. Para termos de comparação, nos EUA praticam preços em torno de US$ 3/MMBTU para o gás natural.

Um total desrespeito ao povo brasileiro e aos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobras. Fica evidente que a estratégia dos golpistas é a privatização, desnacionalização e a dolarização dos preços dos fertilizantes.

A decisão da atual gestão da Petrobrás não faz sentido algum. O segmento de fertilizantes se encontra em expansão no Brasil e no exterior. A demanda do mercado brasileiro de fertilizantes é maior que a produção nacional.

Temos, portanto, uma tragédia anunciada.

Além das demissões de milhares de trabalhadores, a alta dos preços dos fertilizantes, insumos essenciais à produção agrícola, coloca em questão nossa soberania nacional. A nossa agricultura passará a depender totalmente da importação de fertilizantes.

Com o desmonte das bases estruturais da nação, os golpistas agravam ainda mais o déficit da possibilidade de retomada do desenvolvimento econômico, social e cultural.

Ao povo brasileiro e sergipano caberá construir com as suas próprias mãos um projeto de nação forte, independente e soberano que busque o desenvolvimento do Brasil. Então, desde já, a tarefa é rechaçar qualquer medida que entregue nossas riquezas nacionais. Ou estaremos cada vez mais a mercê dos lucros das grandes corporações estrangeiras.