logo mobile

Imprimir

OMS mantém nível máximo de alerta para a pandemia de covid-19

.

mundo 300123

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu manter o nível máximo de alerta para a pandemia de covid-19, exatamente três anos depois de declarar a doença como uma emergência de saúde pública internacional.

O diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, seguiu as recomendações do comitê de emergência da covid-19, formado por especialistas que se reuniram na sexta-feira, afirma um comunicado.

O comitê declarou a epidemia de covid-19 como uma emergência de saúde pública de importância internacional em 30 de janeiro de 2020, em um momento em que havia apenas 100 casos fora da China e nenhuma morte registrada.

O médico Tedros indicou que julgava prematura a suspensão do nível de alerta máximo.

“Embora eu não queira antecipar a opinião do comitê de emergência, continuo muito preocupado com a situação em muitos países e com o número crescente de mortes”, disse ele à imprensa em Genebra.

A doença causou 170 mil mortes nos últimos dois meses. Segundo dados da OMS, e desde o seu surgimento no final de 2019, a covid-19 causou oficialmente 6.804.491 mortes até 27 de janeiro, embora a organização e os especialistas concordem que este número é muito maior.