Presidente do TJSE apresentará posição sobre pauta dos servidores até 22 de julho

A diretoria do Sindijus reuniu-se com o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Osório Ramos, no dia 11 de junho. Os dirigentes sindicais comunicaram os encaminhamentos aprovados pela Assembleia da categoria, principalmente a cobrança de posicionamento da gestão a respeito da pauta salarial que se acumula. O desembargador se comprometeu em apresentar resposta até 22 de julho.

A reunião aconteceu um dia depois da Assembleia Geral dos servidores do TJSE, realizada no dia 10 de junho. Durante o encontro, acompanharam o presidente do tribunal, os juízes auxiliares Marcos Pinto e Ana Bernadete. Da direção do Sindijus estavam presentes, o coordenador de Relações Institucionais do sindicato, Marcelo Ferreira; a coordenadora de Aposentados e Pensionistas, Sara do Ó; e o coordenador de Administração e Finanças, Alexandre Rollemberg.

Os representantes dos servidores informaram ao presidente que a categoria aguarda um posicionamento em relação à pauta de reivindicações, principalmente com relação às demandas valorizatórias, entre as quais estão o aumento nos auxílios alimentação e saúde, aumento da gratificação de interiorização, aumento do vencimento base, entre outros. Também foi informado ao presidente a decisão da categoria em apoiar a Greve Geral convocada pelas centrais sindicais contra a reforma da Previdência.

Um dos argumentos colocados na mesa, pela direção da entidade sindical, para justificar a viabilidade da pauta, foi a existência de recursos do FERD – que em maio teve um acréscimo de R$ 600 mil em relação ao mês anterior – assim como os recursos até então destinados ao PAE que está previsto para findar neste ano. Ambas fontes financeiras podem ser utilizadas para investir na valorização dos trabalhadores, há muito sacrificados.

O presidente do tribunal, Osório Ramos Filho, informou que irá apresentar posicionamento sobre a pauta dos servidores até o dia 22 de julho. Este dia foi informado por ele como parâmetro limite por ser a data em que vai se afastar para gozo de férias.

Planejamento

A direção do Sindijus também lembrou ao presidente que a gestão atual irá concluir a execução do planejamento estratégico do TJSE em vigência (2015-2020). Contudo, ao contrário dos outros macrodesafios que superam as metas, ainda é preciso avançar muito no macrodesafio de Gestão de Pessoas, que interessa diretamente aos servidores efetivos.

O macrodesafio de Gestão de Pessoas prevê aumento do vencimento base para retirar os servidores da condição de piores salários do país e valorização da carreira por meio da capacitação, a exemplo do aumento dos adicionais de qualificação, transformação do cargo de Técnico Judiciário para provimento de nível superior e enquadramento dos Agentes Judiciários. O desembargador Osório disse que a transformação do provimento do cargo de Técnico está sendo analisada pela gestão.

O coordenador do Sindijus, Alexandre Rollemberg, avaliou de forma positiva a reunião. “Tem sido importante a melhoria da relação e do diálogo nesta gestão do tribunal. Mas estamos lembrando ao presidente Osório que precisamos avançar para resultados efetivos na vida dos servidores. Recebemos positivamente o compromisso dele em se manifestar nesse mês de julho, pois acreditamos que temos condição de construir espaços de consenso que reconstruam o caminho da valorização,” avalia.