Ressaca Junina de 30 anos marca legado de luta do Sindijus

ressaca 750x510

Prezando pela tradição das culturas populares sergipanas e nordestinas, o Sindijus fez mais uma vez uma das maiores ressacas juninas do Estado de Sergipe. As trabalhadoras e trabalhadores do Poder Judiciário sergipano, ao lado de familiares e companheiros de luta, dançaram cantaram e desfrutaram dos comes e bebes típicos do período. O dia 12 de julho marcou uma despedida à altura dos festejos juninos e foi um dos momentos marcantes de homenagens aos 30 anos do sindicato.

Para a integrante da comissão da Ressaca, Sara do Ó, a luta e os posicionamentos da categoria de 2019, principalmente na condução da campanha salarial que segue até o momento, reforçam a importância do sindicalismo para os trabalhadores, e as presenças que prestigiaram o evento confirmam isso. “A Ressaca já se tornou o principal evento de confraternização anual da nossa categoria. Neste ano que se comemora os 30 anos do Sindijus, o evento contou com a presença de servidores da ativa e aposentados, inclusive de ex-diretores, que ajudam a construir a trajetória de lutas da categoria. Atualmente, o sindicato conta com uma agenda ativa o ano inteiro e realiza campanhas salariais anuais, o que tornou o Sindijus respeitado dentro do Tribunal e na sociedade sergipana”.

A programação começou com a apresentação do espetáculo junino “Lembranças de uma Época” do grupo de dança Nu Tempo. Em seguida, o público pode esquentar as turbinas com o show de João da Passarada, cantando seus grandes sucessos de forró que atravessam gerações.
Logo após, teve a apresentação da quadrilha “Unidos em Asa Branca”, campeã do concurso Levanta Poeira deste ano, com o tema ‘Tu vens, eu já escuto os teus sinais’, com um repertório baseado nas canções de Alceu Valença. Depois disso, subiu ao palco uma das atrações mais esperadas: o cantor Adelmário Coelho, trazendo a alegria e a experiência de um forrozeiro com 25 anos de estrada. Por fim, a banda Zuerões do Forró encerrou o dia, já na madrugada do sábado.

O servidor Diego Lima Cardoso, há 10 anos trabalhando no TJSE, foi pela primeira vez à festa. “Já tinha ouvido falar e aí eu falei ‘Poxa! Deixa eu dar uma oportunidade lá para conhecer!’. Estou adorando e está surpreendendo a expectativa, porque eu não sabia que iria ser uma festa tão grande e tão divertida”, disse, comemorando o fato de ter encontrado colegas de tribunal que há muito não via. “Teve essa situação para mim, muito feliz”, completou. Ele também elogiou a infraestrutura, o atendimento e os serviços disponíveis, prometendo voltar mais vezes.

Já Adriana Ribeiro dos Santos, frequentadora assídua da Ressaca, conta que a família toda se diverte. “Cada ano mais a festa está mais aprimorada, receptiva, bem decorada, bem servida, gosto muito do espaço, acho segura, tranquila, é uma festa de muita qualidade. Me divirto muito, gosto bastante, sempre trago minha mãe, meu filho porque percebo que é uma festa que se preocupa com todos os níveis de idade”.

Enderson Chaves, servidor do tribunal há 25 anos, tem a mesma opinião de Adriana. “Maravilhosa, muito organizada! Realmente é uma festa que engloba todos os servidores, familiares. É uma festa realmente para todos que curtem e gostam e que valorizam nosso sindicato. Família, colegas, colegas que não vemos há muito tempo que já trabalhamos em tempos passados. É uma verdadeira confraternização da família e dos colegas do próprio tribunal. Isso é importantíssimo. Que essa festa se mantenha por muito tempo!”. Ele também destacou a expectativa das pessoas sobre a festa. “Cada dia que passa eu estou percebendo que está crescendo. Mais pessoas, atrações e hoje em dia eu acho que está marcando a cultura sergipana, pelo Estado. Um momento que realmente está sendo esperado, acho muito importante isso, todo mundo só fala nisso: a Ressaca do Sindijus”, disse.

“Eu sou suspeita para falar porque acho essa diretoria muito competente e organizada. A festa está muito bonita. Gostei da programação. Muita energia boa, muita alegria, muito colorido”, opina a servidora Dilmara Andrade que, assim como Adriana, é frequentadora assídua da Ressaca Junina do Sindijus.

Confira todas as fotos da Ressaca Junina na página do Sindijus no Facebook: