Sergipe possui quase 50% da população em situação de pobreza, aponta estudo da FGV Social

Estudo divulgado pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social), no dia 29 de junho, aponta que quase 50% da população sergipana (48,17%) vive em situação de pobreza.

sergipe 040722A informação ganhou repercussão no Valor Econômico e colocou o Estado na quinta colocação dentre as 27 unidades da Federação, ficando atrás apenas do Maranhão (57,90%), Amazonas (51,42%), Alagoas (50,36%) e Pernambuco (50,32%).

Na média brasileira, a parcela é de 29,62%, ou quase um terço da população vive em situação de pobreza. Ao todo, eram 62,9 milhões de brasileiros em 2021 nesta situação, quase dez milhões a mais que em 2019.

Por esta classificação, pobres são aqueles que vivem com menos de R$ 497 per capita por mês, considerando preços do quarto trimestre de 2021, ou U$ 5,50 por dia. A linha de corte de R$ 497 mensal é a mais alta para se classificar o contingente de pobres no país e segue os critérios internacionais de pobreza.

Pelo Auxílio Brasil, por exemplo, só é considerado pobre quem vive com menos de R$ 210 per capita por mês, também considerando preços do quarto trimestre de 2021.

Fonte: Fan FM