Sergipe: solicitações ao Seguro-Desemprego caíram 17,2%, em dezembro

Análise realizada pelo Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), com base nos dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, revelou que, em dezembro, 2.764 trabalhadores solicitaram o Seguro-Desemprego em Sergipe.

sergipe 20123Em termos relativos, houve decréscimo de 9,4% no quantitativo de requerentes em relação a dezembro do ano passado, quando foram registradas 3.050 solicitações. Já na comparação com novembro último, observou-se queda de 17,2%.

No acumulado de 2022, foram registradas 43.959 solicitações no estado. A soma anual representou aumento de 9,1% em relação ao acumulado em 2021.

A análise dos dados revelou ainda que os pedidos se concentraram principalmente no setor de serviços (1.077 requerentes ou 39,0% do total), seguido do Comércio, com 26,3% (726 requerentes), da Construção, com 15,8% (436 requerentes), da Indústria, com 15,2% (420 requerentes), e da Agropecuária, com 3,8% (105 requerentes) do total de solicitações.

Solicitações pela internet e presencial em dezembro/2022

No período analisado, 76,2% do total de solicitações foi realizado via Portal de Serviços do Governo Federal ou via aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, o que corresponde a 2.106 solicitações, sendo o restante presencialmente nos postos de atendimento.

Parcelas emitidas e pagas em dezembro/2022

Em novembro, foram pagas 5.369 parcelas emitidas em Sergipe, que somaram R$ 7,5 milhões em benefícios do Seguro-Desemprego. Essas parcelas referem-se aos pedidos solicitados após o sétimo dia da data de demissão do trabalhador até 120 dias.

Fonte: Infonet