Sergipe tem 12 municípios em situação de emergência por conta da seca

Fonte: G1 Sergipe

semi-arido-nordestinoO número de municípios sergipanos em situação de emergência diminuiu para 12 no mês de maio. A informação é do relatório pela Defesa Civil Estadual. O número já chegou a ser de 27 no meio do mês de fevereiro.

Atualmente, de acordo com a Defesa Civil, 122.206 pessoas estão sendo afetadas pela seca. Desse total, 55.550 são assistidas pela Operação 'Carro Pipa' do Exército e da Defesa Civil.

O Monitor de Secas, serviço de monitoramento da estiagem divulgado pelo Governo Federal, apontou a redução de áreas de seca do estado. O litoral do estado não teve indicativo de seca e houve uma diminuição das áreas de seca com direção ao Sertão. A seca varia entre seca fraca (S0) no Leste, seca moderada (S1) no Agreste e seca grave (S2) no Sertão, ficando todo estado com seca de longo prazo, devido às chuvas dos últimos meses terem reduzido os impactos de curto prazo.

As recentes chuvas têm contribuído para esta diminuição do número de municípios em situação de emergência. Em Sergipe, as precipitações acumuladas em abril variaram de 70 mm e 200mm, e as precipitações acumuladas no trimestre variaram entre 200 mm e 400 mm. Segundo o Centro de Meteorologia de Sergipe, as chuvas devem durar até o mês de junho.

Agora, os municípios com situação já decretada são: Tobias Barreto, Carira, Gararu, Canindé de São Francisco, Monte Alegre de Sergipe, Frei Paulo, Ribeirópolis, Porto da Folha, Nossa Senhora de Lourdes, São Miguel do Aleixo, Simão Dias e Pinhão.