Sindijus apoia luta dos servidores do Tribunal de Justiça da Bahia

Gestão do órgão tem recusado restabelecer mesa de negociação com os representantes da categoria

Nota de Apoio 750x510

O Sindijus Sergipe, entidade representativa dos 3000 servidores e servidoras efetivos ativos e aposentados do Tribunal de Justiça de Sergipe - filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT) - vem a público reiterar apoio irrestrito à luta do Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia, o Sintaj, cuja Diretoria não tem sido recebida pelo Presidente do judiciário baiano, Desembargador Nilson Castelo Branco.

Desde o início do ano, a categoria tem buscado estabelecer uma mesa de negociação com a gestão do TJ, mas não tem logrado sucesso. Em vista da insensibilidade da atual gestão, foram promovidas duas paralisações de 24 horas, uma no dia 16 de março e outra no último dia 22. E uma terceira paralisação, desta vez unificadas com outras categorias estaduais, deverá ser realizada nesta quarta-feira, dia 29 de março.

De acordo com o Sindicato baiano, as principais reivindicações da pauta são: a resolução da Progressão Funcional por Merecimento, anterior a 2013; o retorno do abono pecuniário extinto em 2015 (e que foi reestabelecido apenas para os magistrados); o auxílio saúde para aposentados, aposentadas e pensionistas (que desde julho de 2021 vem sendo negado) e a recomposição salarial, cuja defasagem persiste desde 2016, estando em 50,55% a perda do poder de compra.

Para o Sindijus Sergipe, a valorização dos profissionais do judiciário estadual da Bahia passa pelo cumprimento de direitos conquistados em anos de luta da categoria. E o estabelecimento de uma mesa de negociação nada mais é que o reconhecimento de que o diálogo franco e democrático precisa ser restaurado o mais rápido possível. Por isso que a nossa entidade, juntamente com outros sindicatos e a nossa Federação, a Fenajud, apoia a luta legítima dos trabalhadores do TJBA.

Aracaju, 28 de março de 2023
Diretoria Executiva do Sindijus