Sindijus defende manutenção de retorno gradual em reunião do Gabinete de Crise do TJSE

Entidade defendeu a permanência da atual fase, apesar de o Gabinete de Crise decidir o retorno presencial de até 100% dos servidores e magistrados, a partir de 1º de setembro

310821 foto siteEm reunião realizada no dia 28, o Gabinete de Crise do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) decidiu ampliar o retorno presencial para até 100% dos servidores e magistrados a partir desta quarta-feira, dia 1º de setembro. Desde o início da pandemia, este foi o primeiro encontro que contou com a participação do Sindijus, que como convidado defendeu a manutenção do atual estágio de até 75% estabelecido pela Portaria nº 57/21, contudo não teve direito de voto.

O retorno ao trabalho deverá observar obrigatoriamente a adoção do regime de rodízio com escalas semanais e por grupos de, no máximo, 50% dos servidores. A exceção da retomada são os integrantes do grupo de risco que ainda não foram imunizados com as duas doses da vacina.

Considerando o cenário, os prognósticos e os dados apresentados pelo Centro Médico do TJSE, inclusive com o risco de circulação de novas variantes, o coordenador do Sindijus, Alexandre Rollemberg, defendeu a continuidade da atual fase. “A pandemia não acabou e nem servidores, nem a população, estão 100% imunizados. A nossa defesa é que se mantivesse a prestação dos serviços do modo que estão, pois o TJSE vem apresentando altos índices de produtividade sem prejudicar a população.

Aguardar para que os trabalhadores tomem a segunda dose é primordial para a saúde de todos, principalmente no interior do estado, onde a vacinação não está no mesmo estágio da capital”, disse.

O sindicato também defendeu que os servidores do grupo de risco, portadores de comorbidades e maiores de 65 anos, mesmo tomado duas doses, continuem no trabalho remoto.

Da reunião participaram os desembargadores Edson Ulisses, Diógenes Barreto, Elvira Maria, Roberto Porto e Osório Ramos Filho; as juízas Brigida Fink e Maria da Conceição, Luciana Nobre; representando o Centro Médico, Pedro Vieira, secretário de finanças, Valmir Júnior, secretário de planejamento, Felipe Prudente, diretor de planejamento e o juiz Roberto Alcântara, representando a Amase.

O que muda?
O trabalho presencial e o atendimento já vinham sendo mantidos em até 75% dos servidores e magistrados no mês de agosto. Agora, a retomada será até 100% a partir do dia 1º de setembro, conforme Portaria nº 65/21.

:: Clique abaixo para ver Portaria Normativa nº 65/2021

Como fica o atendimento ao público?
Os Atendimentos Gerais, Distribuição de 1º e 2º Graus, Protocolos Integrados e setores correlatos passam a atender ao público presencial independente de agendamento prévio.

O atendimento junto às secretarias será realizado preferencialmente de forma remota, sendo o atendimento presencial por agendamento com a direção da secretaria ou com o magistrado, notadamente nos casos urgentes; e sem agendamento e para os casos de atendimento aos excluídos digitais, nos termos da Recomendação nº 101 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Como ficam as audiências?
Podem ser presenciais, mas de preferência através de videoconferências.

Dados da vacinação no TJSE
A partir das repostas do formulário de pesquisa sobre a vacinação, dentre as 3.391 pessoas do universo da força de trabalho do TJSE, exceto estagiários, 69% (2.342), responderam o questionário. Até o momento, 1.049 não responderam (30,94%). Dentro do universo dos que responderam, 1.861 (54, 88%) já foram vacinados com a primeira dose e 831 (24,5%) vacinados com a segunda dose.

Dados da Covid-19 no TJSE
Em junho, foi o pico, com 27 casos confirmados: sendo 25 servidores e 2 magistrados; e 11 casos suspeitos da doença. Em julho, 14 casos confirmados, todos entre servidores; e 10 casos suspeitos. Em agosto, três casos confirmados entre servidores e seis casos de suspeita. Até o momento, quatro óbitos foram registrados no Tribunal de Justiça de Sergipe desde o início da pandemia.

310821 tabela1