logo mobile

Imprimir

Sindijus defende pauta dos aposentados em reunião com secretário de Planejamento do TJSE

.

Criação de quinta faixa do auxílio saúde e acesso às dependências do Tribunal foram destacados no encontro

Planejamento TJSE - 550x710

No final da manhã desta terça-feira (19), dirigentes do Sindijus estiveram no Palácio da Justiça para apresentar itens da pauta dos aposentados do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) ao secretário de Planejamento e Administração do órgão, Valmir Farias. Na conversa, Jones Ribeiro e Sara do Ó, coordenadores gerais do sindicato, acompanhados do representante de base dos aposentados Marcelo Ferreira, reforçaram a importância da criação de uma quinta faixa no auxílio saúde específica para os servidores aposentados, com o objetivo de compensar a perda que estes trabalhadores e trabalhadoras sofrem ao sair da ativa.

“Quando a gente se aposenta, seja por motivo de saúde ou por tempo de serviço, perdemos o valor do auxílio alimentação, o que significa um corte de mais R$ 1.200, e justamente quando mais precisamos”, explicou Ferreira. A proposta da criação da faixa especial, que consta da pauta dos servidores, resultado do debate coletivo, inclusive uma plenária específica dos aposentados, já é de conhecimento da Presidência do TJSE.

A Diretoria também apresentou demandas que não representam custo para o Tribunal, mas que são de interesse dos aposentados, como o livre acesso aos antigos locais de trabalho, nos fóruns e no Palácio da Justiça, e a manutenção do e-mail corporativo. “Apesar de passarmos para outra fonte pagadora quando da aposentadoria, continuamos sendo trabalhadores do Judiciário estadual, assim como os policiais militares que se aposentam podem voltar aos seus locais de atuação sem restrição”, exemplificou Marcelo.

Marcelo Ferreira destacou ainda que uma medida que pode resolver a situação do acesso às dependências do TJSE é a criação de um crachá ou carteira funcional, para identificar os trabalhadores da ativa e aposentados.

Para a coordenadora geral do Sindijus, Sara do Ó, a reunião foi positiva. “Nós apresentamos especialmente as reivindicações dos aposentados porque, nesse momento em que o Tribunal está formulando o orçamento para 2023, elas precisam ser lembradas. E uma das formas de mostrar apreço pelos trabalhadores e trabalhadoras que deram sua vida ao bom funcionamento da Justiça em Sergipe é garantir que pelo menos na aposentadoria eles tenham como se alimentar com dignidade e, para tanto, a criação da quinta faixa é uma medida claramente possível”, observou.