logo mobile

Imprimir

Sindijus pede atenção redobrada para a melhoria da gestão de pessoas na 3ª RAE

.

Entidade defendeu que Tribunal deve priorizar as ações relacionadas à valorização dos servidores

RAE 22Out 750X510
O Sindijus participou na manhã desta sexta-feira, dia 22, da 3ª Reunião de Análise da Estratégia (RAE) de 2021. A entidade integra os debates como convidada do Comitê Gestor de Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado de Sergipe, que é presidido pelo desembargador Ricardo Múcio. Na pauta da reunião não foi tratado nenhum assunto relacionado à gestão de pessoas do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).

No entanto, após a apresentação do diretor de Planejamento do Tribunal, Felipe Prudente, o coordenador do Sindijus Alexandre Rollemberg desejou bons trabalhos ao mais recente presidente da RAE e solicitou atenção redobrada para o macrodesafio de gestão de pessoas. Segundo Rollemberg, esse cuidado é necessário para que sejam cumpridos os indicadores e as iniciativas estratégicas do Planejamento 2021-2026.

“Os demais macrodesafios do planejamento estratégico 2015-2020 tiveram excelentes resultados e o cumprimento integral do que constava no planejamento, enquanto que no caso da melhoria da gestão de pessoas, não verificamos o mesmo empenho. A criação da gratificação de acervo para os magistrados é um exemplo claro do descumprimento do planejamento estratégico ao aumentar distorções salariais entre servidores e magistrados, em que apenas uma gratificação paga aos juízes e desembargadores - no valor de R$ 5 mil – é maior que o salário base da maioria dos servidores. Portanto, é de fundamental importância o cumprimento do planejamento que dispõe iniciativas contrárias a esse tipo de projeto.”, explica o coordenador.


Status do Planejamento 2021-2026

O diretor de Planejamento e Desenvolvimento informou que o TJSE está na terceira fase do atual ciclo de planejamento, onde estão em andamento 12 macrodesafios, 20 programas, 58 projetos e 127 ações e que a média total de cumprimento. Segundo Prudente, 94,23% do previsto foi alcançado até o terceiro trimestre deste ano. O Planejamento e a Gestão Estratégica do TJSE (quinquênio 2021-2026) estão dispostos na Resolução nº 02/2021, em que no Anexo I, o Macrodesafio de Gestão de Pessoas estabelece indicadores e iniciativas estratégicas a serem cumpridas. A partir desses indicadores, o Comitê de Gestão aprovou dez iniciativas.

“Todas importantes para os trabalhadores e trabalhadoras do Tribunal. Mas no atual contexto da negociação entre sindicato e Presidência do TJ, urge que seja dada prioridade a iniciativa que visa a valorização dos servidores efetivos, com foco na redução das distorções salariais entre servidores efetivos com CCs, FCs e magistrados; bem como o reconhecimento da qualificação dos servidores, como o nível superior, considerando que mais de 90% dos técnicos judiciários têm nível superior e utilizam desses conhecimentos no desempenhar das suas atividades. Isso precisa urgentemente sair do papel e tornar-se realidade na vida dos trabalhadores”, avaliou Alexandre.

O TJSE também anunciou, durante a reunião, que será realizado o de maneira virtual o XIII Encontro Anual do Planejamento Estratégico, no dia 8 de novembro, a partir das 9 horas.