Sindijus tem novos representantes de base

O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário (Sindijus) tem 17 novos representantes de base, grupo de filiados que compõe o Conselho de Representantes, ao lado da Diretoria Executiva, de Conselho Fiscal e da Suplência.

Os representantes atuam no diálogo constante com seus pares em seus locais de trabalho e contribuem diretamente para ampliar e aprofundar a relação entre direção e base, e consequentemente para o fortalecimento da entidade sindical.

“O principal papel do Sindijus, como de todo sindicato, é representar e defender os interesses da sua categoria. E isso não se faz de maneira meramente protocolar, mas por meio da participação no cotidiano profissional dos trabalhadores e trabalhadoras. Isso se faz com contato direto, com visitas, com escuta, diálogo e intervenção. Para que a direção do Sindijus possa exercer esta função com mais representatividade, ela conta com o apoio dos Representantes de Base”, avaliou Sara Cavalcante do Ó, coordenadora geral do Sindijus.

Para Jones Ribeiro, também coordenador geral do Sindijus, a atuação do representante de base é uma via de mão dupla. “Ao mesmo tempo que ele realiza a escuta das demandas dos seus pares, no seu próprio local de trabalho, e as leva para as demais instâncias do sindicato e para a direção a fim de solucioná-las, ele também cumpre o papel fundamental de informar os colegas acerca das iniciativas, campanhas e bandeiras de luta do Sindijus. Ou seja, ele atua também como um mobilizador local”, ressaltou.

Entenda porque não foi preciso haver eleição

As eleições estavam previstas para acontecer entre os dias 10 e 13 de novembro, porém, o regulamento do pleito, em seu Artigo 9, prevê que, se em nenhum dos locais de trabalho em que foram abertas vagas o número de inscrições superasse a quantidade de vagas estes seriam automaticamente considerados eleitos.

Relembre o processo

As inscrições para o preenchimento de vagas de representante de base permaneceram abertas entre os dias 11 de setembro e 9 de outubro.

Nenhum pedido de impugnação foi registrado, seja por eventuais inscritos que não tivessem seus nomes publicados na lista divulgada pelo Sindijus, seja por qualquer filiado que apresentasse recurso aos candidatos que não preencherem as condições de elegibilidade, prazo que se encerrou no último dia 23.

Novos representantes a qualquer tempo

Vale lembrar que, em alguns locais de trabalho, há vagas não preenchidas para representantes de base. De acordo com o regulamento, nestes casos, as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento, bastando que os interessados em exercer a função de representante de base solicitem à direção por meio institucional, a exemplo de ofício ou e-mail.

Confira a lista final dos novos representantes de Base do Sindijus

Gllens Lima da Silva - Técnico Judiciário – Aquidabã

Lucianne Fabrizia Santana Gomes - Técnico Judiciário - Capela

José Aparecido Amâncio dos Santos - Técnico Judiciário – Cristinápolis