Servidores do TJSE participam de plenária estadual da CUT/SE

Etapa antecede plenária nacional, que será realizada em outubro e discutirá a organização da classe trabalhadora sob os vieses de trabalho, direito e democracia.

BANNER2

No último final de semana, dias 13 e 14, a Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE) promoveu sua 16ª Plenária Estadual, que ocorre de quatro em quatro anos, e que contou com a participação de 11 delegados do Sindijus. O debate aconteceu por videoconferência e registrou a presença de sindicatos de diversas regiões do estado. O evento é preparatório para a plenária nacional, que ocorrerá de 21 a 24 de outubro, também de forma on-line.

No debate, os servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) fizeram debates e apresentaram moções de repúdio contra dois temas: o desconto de 14% na remuneração dos servidores aposentados do Estado e o descumprimento das revisões salariais por parte dos governos Belivaldo Chagas (PSD) e Edvaldo Nogueira (PDT). Um balanço feito pelos servidores do Tribunal demonstrou que já são nove anos sem revisão salarial na administração estadual e outros cinco na municipal.

Para Plínio Pugliesi, servidor do Tribunal de Justiça de Sergipe e diretor de Comunicação da CUT/SE, o encontro dos sindicatos na CUT foi importante para os trabalhadores de Sergipe. “A Plenária foi um espaço importante para reunir sindicatos de dezenas de categorias sergipanas, para fazerem um balanço da atuação da central nos últimos dois anos e discutirem os desafios que estão postos nos dias atuais, marcados pela destruição dos direitos dos trabalhadores de todos os ramos e aumento da miséria”, afirmou.

Atualmente, a CUT conta com 85 sindicatos filiados em Sergipe. Segundo Plínio, a concepção classista do Sindijus, que entende a importância de fazer as lutas corporativas no Judiciário, justifica a participação neste espaço. “Entendemos que também devemos nos unir às outras categorias para lutar pelos direitos da classe trabalhadora. Atualmente, o Sindijus tem participado ativamente de ações unificadas na CUT, que ameaçam diretamente os servidores do TJSE, como o enfrentamento ao congelamento salarial no serviço público, às privatizações e à reforma administrativa”, detalhou.

Participaram da plenária, pela delegação do Sindijus, os seguintes servidores do TJSE: Alexandre Rollemberg, Analice Soares, Antônio Fernandes, Célia Milanez, Jones Ribeiro, Marcelo Ferreira, Mila Pugliesi, Plínio Pugliesi, Saullo Guedes, Sara do O e Vagner Do Nascimento.

Homenagem

A Plenária também prestou homenagem em memória das dirigentes sindicais sergipanas que perderam a vida durante a pandemia da Covid-19, as companheiras Mônica Maria Bonfim Cruz (Sindipema/Sinergia), Claudiane Santos (STTR/ Itabi) e Marta Maria Lima Rosa (Sindomestico).