As eleições municipais de 2024 estão se aproximando e este é um momento de extrema importância para toda a classe trabalhadora e para o futuro do país. Para que o Brasil avance em sua reconstrução, é fundamental que trabalhadoras e trabalhadores escolham candidatos que defendam os direitos fundamentais, o bem-estar social, os direitos da classe trabalhadora e mais investimentos em serviços públicos.
Essas eleições municipais terão grande influência nas eleições que ocorrerão no ano de 2026. Isso porque serão os prefeitos e vereadores eleitos que apoiarão os candidatos a deputados federais, senadores, presidente, além dos deputados estaduais e governadores. E para que o Brasil tenha um Congresso Nacional menos reacionário e elitista, que defenda a pauta da classe trabalhadora, é necessário que sejam eleitos candidatos a vereador e a prefeito que também defendam esta pauta.
Para que as trabalhadoras e trabalhadores possam escolher candidatos que defendam seus interesses, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) lançou a “Plataforma da CUT para as Eleições 2024”. Por sua vez, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) lançou a Cartilha “Eleições Municipais 2024: Orientação a eleitores e a candidatos e candidatas".
O documento da CUT elenca prioridades da classe trabalhadora e tem por finalidade servir como base de diálogo com a sociedade para que tenha as referências do que um candidato precisa ter ou propor para ‘ganhar o voto do trabalhador’ e também tem a função de cobrar e ser um compromisso assumido por candidatos em relação às necessidades da população.
- Temas que fazem parte da Plataforma
- Diálogo, negociação e respeito aos sindicatos de servidores e servidoras
- Chega de privatizações e terceirizações: concurso público
- Inserir o município no esforço de reconstrução do Brasil, com geração de emprego, renda e oportunidades de trabalho
- Moradias em ambientes seguros e transição justa
- Mais segurança e menos violência
- Transporte público de qualidade e a baixo custo
- Cultura, esporte e lazer
- Saúde e saneamento básico
- Água limpa, alimentos saudáveis e meio ambiente
- Limpeza, coleta e tratamento adequado do lixo
- Educação de qualidade e requalificação profissional
- Democracia e participação popular
- Solidariedade, igualdade de oportunidade e justiça social
Veja o documento na íntegra AQUI
Diap
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar também está empenhado em auxiliar a classe trabalhadora a escolher bem seus candidatos. No último mês de agosto, o Departamento lançou a Cartilha “Eleições Municipais 2024: Orientação a eleitores e a candidatos e candidatas".
Veja a cartilha AQUI
O material é dividido em dois blocos. O primeiro, destinado ao eleitor, reúne dicas que podem contribuir para o voto consciente e o combate à corrupção eleitoral. A publicação ainda reúne informações sobre a necessidade de uma educação política e da leitura crítica da mídia e das redes sociais.
A segunda parte, dedicada aos candidatos e candidatas a prefeitos e vereadores, traz uma visão das etapas da campanha, com informações sobre aspectos como financiamento, prestação de contas, planejamento, propaganda, marketing, e dados sobre a legislação referente ao pleito eleitoral e ao exercício das funções públicas.
Fonte Diap