Em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, o DIEESE divulgou, na semana passada, o boletim “Boas Práticas de Negociações” dedicado especificamente à Equidade Racial. A edição é uma coletânea de cláusulas presentes em acordos ou convenções coletivas em todo o país sobre o tema em questão, que servirão de referência para negociações futuras.
O objetivo é estimular a inserção deste tipo de cláusulas nos acordos coletivos, que assegurem o compromisso das empresas públicas e privadas no combate a qualquer tipo de trabalho forçado, infantil ou degradante, atuando na disseminação da cultura da tolerância à diversidade. Também visa acabar com a discriminação no ambiente de trabalho, quer seja em virtude de raça, sexo, cor, origem, religião, condição social, idade, opinião política, porte ou presença de deficiência física ou mental, bem como qualquer tipo de doença ou condição de saúde.
Também com isso se pretende sensibilizar empregados nos temas referentes às pessoas com deficiência, à juventude, à LGBT, pessoas idosas e povos indígenas, despertando uma percepção inclusiva, e fazendo com que as empresas desenvolvam campanhas específicas para o enfrentamento ao assédio moral e sexual e ao sexismo no ambiente de trabalho.
O movimento sindical desempenha um papel fundamental nas relações de trabalho, atuando como um agente de transformação social. Ao estimular medidas que promovam políticas de ação afirmativa, as entidades querem estimular a discussão sobre a questão racial e a desigualdade e assim garantir que todos os cidadãos e cidadãs sejam tratados de forma equânime perante a lei.
No mundo laboral, o racismo se manifesta na condição desigual e vulnerável da inserção da população negra no mercado de trabalho. Trabalhadores/as negros/as recebem menores salários, enfrentam discriminação na contratação e têm dificuldade de ascensão profissional. Cada vez mais, a sociedade precisa oferecer os recursos e oportunidades necessários para que cada indivíduo possa alcançar seu potencial máximo, através da promoção de uma cultura de respeito e valorização da diversidade.
Clique no link para acessar o Boletim do DIEESE/MTE: https://www.dieese.org.br/boletimboaspraticas/2025/boletimBoasPraticas1_equidadeRacial.html
Fonte: SINTSEF-BA (com informações do DIEESE)