Fenajud participa do América Aberta, que reúne 28 países, para debater dados abertos e democracia

WhatsApp Image 2024 12 04 at 16.12.07 702x459

A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) marcou presença no evento América Aberta, realizado nesta semana pela Controladoria-Geral da União (CGU), no auditório do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília (DF). Representada por sua coordenadora Adriana Toscano, a entidade acompanhou o debate que reúne lideranças da sociedade civil, gestores públicos e especialistas em dados abertos da América Latina e Caribe. Promovido pela primeira vez no Brasil, o América Aberta tem como objetivo debater transparência, acesso à informação e governo aberto.

O encontro também aborda temas como os desafios da transformação digital e o impacto dos dados abertos na governança pública. Durante as discussões, especialistas ressaltaram a importância de tornar as informações mais acessíveis à população, conectando a transparência governamental à melhoria concreta da qualidade de vida dos cidadãos.

Adriana Toscano destaca a presença da entidade no evento. “A Fenajud foi convidada a participar do América Aberta. Marcamos presença no evento paralelo, “O Poder de Abertura no Sistema de Justiça: Experiência de Justiça Aberta na América Latina”. Ouvimos diversas experiências de diferentes países. A presença da Federação é importante para entendermos como tem isso a implementação da democratização do acesso à informação. Nossa participação vai no sentido de acompanhar, com olhar atento, como isso se dará no Poder Judiciário. Temos a consciência de que é preciso termos transparência, de modo que seja um instrumento de justiça social, mas também é preciso resguardar os direitos da população, bem como das servidoras e dos servidores que atuam na justiça”, afirmou.

Além das plenárias e debates, o América Aberta integra outras atividades, como o Encontro Aberto para uma Região Aberta (AbreLatam), a Conferência Regional para Dados Abertos da América Latina e Caribe (ConDatos) e a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br).

América Aberta

O América Aberta reúne renomados encontros internacionais voltados à pesquisa, publicação e uso de dados abertos relacionados a temas como transparência, acesso à informação, governo aberto, tecnologias cívicas, jornalismo de dados, governo digital, responsabilização e equidade.


Fonte: Fenajud



 

 

 

 

Compartilhe :