O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) divulgou a edição mais recente do boletim De Olho nas Negociações , edição número 49, referente a outubro de 2024. O documento apresenta uma análise detalhada dos reajustes salariais observados no mês de setembro de 2024, com base nos registros feitos no sistema Mediador até dia 10 de outubro.
O boletim revela que, das 166 negociações salariais comprovadas, 89,2% resultaram em reajustes superiores à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do IBGE, posicionando-se como o segundo melhor desempenho do ano, atrás apenas do mês de maio. A variação real média dos reajustes foi de 1,11% acima da inflação.
Outro ponto importante abordado no relatório é a predominância de reajustes salariais superiores à inflação em diversos setores da economia, com destaque para a indústria (88,4%), serviços (86,6%) e comércio (78,2%). O boletim também traz dados sobre a distribuição distribuída dos reajustes, destacando o Sudeste como a região com maior percentual de reajustes acima do INPC (89,3%), seguido pelo Sul (85,3%) e Centro-Oeste (86,9%)
Confira o boletim completo: dieese.org.br