"Ninguém come PIB, come alimentos". Conheça o legado de Maria Conceição Tavares

Maria da Conceicao TavaresPB

Morreu neste sábado, dia 8, um dos nomes mais relevantes entre os economistas brasileiros: Maria da Conceição Tavares. Portuguesa de Aveiro, Maria da Conceição formou-se em matemática pela Universidade de Lisboa em 1953. Um ano depois, migrou para o Brasil para escapar da ditadura portuguesa de Salazar.

Vivendo em nosso País, naturalizou-se brasileira em 1957 e estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde concluiu a graduação de Economia em 1960. Foi professora na UFRJ e no Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp).

A economista se notabilizou pela defesa de uma sociedade mais justa e solidária e formou diversas gerações de economistas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade de Campinas (Unicamp), incluindo nomes como a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-senador José Serra, entre muitos outros.

Profundamente identificada com a defesa de uma sociedade mais justa e solidária, como professora, lecionou para diversas gerações de economistas, incluindo nomes como a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-senador José Serra, entre muitos outros.

Sua maneira contundente de defender suas opiniões em debates marcou época e ainda repercute entre jovens e nas redes sociais. “Uma economia que não se preocupa com justiça social é uma economia que condena os povos a isso que está acontecendo no mundo: uma brutal concentração de renda e de riqueza, o desemprego e a miséria”, disse durante programa de entrevistas, Roda Viva, da TV Cultura, em 1995.

Em outra entrevista célebre dada ao jornal O Globo em 2014, a economista deixou seu repúdio ao neoliberalismo. "A crise (global de 2008) bateu aqui em 2009. Em 2010 o crescimento já tinha retomado, mais instável e mais brando. O crescimento não está essa Brastemp, mas não piorou o emprego, nem a distribuição de renda, o que para mim é o essencial. Ninguém come PIB, come alimentos".

Em 1998, venceu o Prêmio Jabuti na categoria Economia por sua significativa contribuição ao pensamento econômico no Brasil. Em sua atuação política como parlamentar, Maria da Conceição foi eleita deputada federal e exerceu mandato entre 1995 e 1996 pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro.

Maria da Conceição Tavares deixa dois filhos, Laura e Bruno, dois netos, Ivan e Leon, e o bisneto Théo, além de um vasto e significativo legado para economia.

Fonte: Sindijus
Com informações de Agência Brasil, Roda Viva TV Cultura, O Globo e Universidade Federal Fluminense