Com muito forró, ressaca do Sindijus celebra a vida e as lutas dos trabalhadores do TJSE

capa ressaca

Apesar da chuva intensa que desabava na noite da última sexta-feira, dia 5, o sucesso da décima ressaca junina do Sindijus foi um estouro com muita animação, música, comida e, principalmente, organização. Em meio à festa, a decoração temática de São João também não passou despercebida.

O retorno da festa, que ficou cinco anos sem acontecer por conta da pandemia de Covid-19 e da construção da nova sede do sindicato, fez com que convidados ansiosos estivessem presentes na porta do evento, ocorrido na sede da Associação Atlética Banco do Brasil de Aracaju (AABB), uma hora e meia antes do início da Ressaca.

Muitos trabalhadores e trabalhadoras do judiciário curtiram a celebração deste importante momento acompanhados de suas famílias. Sob as mesas, foi disponibilizado um buffet farto e diversificado com salgados, doces e o tradicional amendoim, além de muitos coolers nos quais os convidados puderam trazer de casa a sua bebida de preferência.

Na abertura, o coordenador do Sindijus, Jones Ribeiro, exaltou a volta da ressaca e lembrou da importância de celebrar a vida para a luta sindical. “É muito importante celebrar e manifestar nossa alegria na luta. Por isso, dançar é um ato revolucionário”, declarou.

E se dançar é revolucionário, o que se viu no espaço do salão da AABB foi muita gente mobilizada. Zé Tramela, Danielzinho Jr e Forró Prime agitaram a noite trazendo diferentes estilos do ritmo junino. Piseiro, forró pé-de-serra, eletrônico atualizado: a noite de forró não deixou ninguém parado.

Em um dos momentos mais altos da festa, o público foi ao delírio quando a quadrilha Unidos da Asa Branca apresentou a coreografia de 2024 em que faz uma homenagem à luta das catadoras de mangaba em defesa de seu território.

Ubiratã Lima de Almeida, técnico judiciário, elogiou a organização da Ressaca, recordando o padrão de anos anteriores. “Desde as festas anteriores, a gente vê que é muito organizada. E a gente vendo essa retomada mantendo um padrão de qualidade alto de música, comida e decoração dá gosto de trazer a família”, afirmou.

Concordando com Almeida, a aposentada Analista Judiciária, Maria Raimunda, também elogiou a produção do evento: “Como sempre, a coordenação está de parabéns, uma festa grande com tudo tão perfeito. Como filiada, eu só tenho mesmo a agradecer”.

Arlei Gomes dos Santos, oficial de justiça aposentada, comentou que sentiu falta do festejo nestes cinco anos de intervalo. “É muito bom para reanimar nossos corações, depois que a festa esteve paralisada por cinco anos. Foi uma fase difícil em que enfrentamos a pandemia. E resgatar esta festa é a melhor coisa que o Sindijus poderia fazer”, avaliou.

O agente judiciário Cícero Nogueira dos Santos relacionou o sucesso da festa com outras atividades e ações recentes realizadas pelo Sindijus. “A gente percebe que a diretoria faz um esforço danado, não só para realizar a festa, mas para manter as finanças em dia do sindicato e representar bem a categoria nas negociações”, observou Santos. O agente judiciário aproveitou para ressaltar a importância da sindicalização das trabalhadoras e trabalhadores do judiciário sergipano. “Aqueles que não puderam conhecer a nova casa, recomendo que vá e se aproxime um pouco do sindicato para fortalecer e continuar crescendo”.