Plenárias: Aposentados reivindicam melhor vencimento básico e valorização do auxílio saúde

Plenaria aposentados 1

Na tarde da quarta-feira, 5 de setembro, realizou-se, via Microsoft Teams, a plenária de base dos aposentados do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). Organizado pelo Sindijus, o encontro integra o processo democrático de construção da pauta de reivindicações da campanha salarial de 2024 para os servidores efetivos.

O coordenador geral do Sindijus, Jones Ribeiro, abriu a reunião com atualizações sobre as lutas sindicais, destacando as demandas em aberto e as recentes conquistas dos trabalhadores do Judiciário.

Em seguida, foi apresentada a pauta completa de reivindicações para 2024, baseada em debates acumulados ao longo dos anos. Entre os pontos abordados, estavam a garantia das revisões obrigatórias e a eliminação de despesas desnecessárias no TJSE. Durante os debates, foram defendidas propostas como o aumento do vencimento básico em, no mínimo, 6%, o reajuste da faixa especial no auxílio-saúde, além de discussões sobre os custos e condições dos planos de saúde da categoria.

Auxílio-saúde e vencimento básico

A primeira a falar foi Maria Luiza, que cumprimentou os participantes e destacou a importância de valorizar a faixa especial no auxílio-saúde como compensação pela ausência do auxílio-alimentação para os aposentados. "O auxílio-alimentação é essencial, pois nossas despesas continuam a crescer", afirmou.

A ampliação da faixa especial é uma demanda unânime entre os aposentados. O dirigente do Sindijus, Marcelo Ferreira, reforçou essa necessidade, afirmando que a luta pela incorporação total do valor do auxílio-alimentação no auxílio-saúde não será interrompida: "Não vamos parar até que consigamos o valor integral."

Sobre os planos de saúde, Gerciara de Jesus enfatizou a necessidade de ajustar o auxílio-saúde para acompanhar os custos do plano de saúde. "O reajuste tem que ser equivalente ao que é exigido pelo plano", pontuou.

Foco nas negociações para os aposentados

José Edson Fontes de Almeida Filho foi incisivo ao cobrar maior atenção de todos os sindicalizados para as demandas dos aposentados. "Esquecem que um dia também vão se aposentar", disse, criticando a falta de empatia dos servidores da ativa com os jubilados. Ele destacou a importância do TJSE de estender aos aposentados os cursos oferecidos aos trabalhadores em atividade. "Aposentar não significa deixar de existir", lembrou.

‌Luzinete do Nascimento concordou com a fala de José Edson, reforçando a necessidade de lutar pela igualdade de direitos entre servidores da ativa e aposentados. "Quando nos aposentamos, parece que deixamos de existir para o Poder Judiciário", desabafou.

Um outro ponto importante abordado durante a plenária dos aposentados foi o reajuste do vencimento básico. Almira Machado destacou que a luta dos trabalhadores aposentados tem avançado o mínimo que a gente pode aceitar o mínimo de 6%. “É preciso garantir nossa participação na assembleia para fortalecer nossas pautas dentro e as reivindicações dos aposentados na campanha salarial”.

Propostas prioritárias dos aposentados

‌Ao final da plenária, foram definidas as principais propostas a serem priorizadas pelos aposentados:

‌· Aumento da faixa especial no auxílio-saúde.

· Reajuste do vencimento básico, com um mínimo de 6%.

· Reajuste do auxílio saúde em consonância com o aumento dos planos de saúde, como o da Unimed.