A fusão explosiva entre o samba-reggae do Descidão dos Quilombolas e o suingue da representante da nova geração da Música Preta Brasileira (MPB), Anne Carol, vai agitar servidores e servidoras na retomada das noites culturais no Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário de Sergipe (Sindijus).
A atividade cultural, marcada para a sexta-feira (25) que antecede o feriado, brinda antecipadamente o Dia do Servidor Público. Em sua nova sede, numa localização que tem história e o charme da Rua da Frente, o Sindijus abre as portas para a expressão da música sergipana.
Neste ano, os servidores ativos e aposentados celebram o seu dia em meio à batalha deflagrada contra o olho grande da cúpula do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), que só vê os seus interesses e abala a imparcialidade do órgão. A categoria interage e se une para enfrentar as medidas mais desumanas da história do tribunal, diante da escalada de privilégios e do rebaixamento da vida dos trabalhadores.
A abertura da “Sexta Cultural” ficará a cargo do grupo Descidão dos Quilombolas, uma referência carnavalesca de protesto que valoriza a integração entre os mais diferentes povos. Com os seus tambores, o Descidão faz a fusão do samba duro com o reggae jamaicano, introduzidos na cultura popular por bandas como Olodum e Timbalada.
Em seguida, Anne Carol subirá ao palco trazendo suas composições e sua voz marcante, que canta os amores e as dores da nova geração que projeta a música sergipana. “Semblantes”, “No rolê”, “Quilombo do Raggae” e “Epidérmica” são alguns dos hinos da juventude, entoados a plenos pulmões pelo público nos shows de Anne.
O projeto
A “Sexta Cultural”, criada em 2011, é o projeto cultural mais longevo da atualidade no sindicalismo sergipano. O espaço tem como objetivo promover a integração entre servidores do judiciário, familiares, amigos e trabalhadores de outras categorias, combinando atividades lúdicas com a reflexão política.
O projeto ficou suspenso durante a construção da nova sede do Sindijus. Mas agora está de volta, em seu novo endereço e restabelecendo a periodicidade prevista para ocorrer a cada quatro meses.
Serviço
- O quê: Sexta Cultural do Sindijus
- Quando: sexta-feira, dia 25, às 20 horas
- Onde: sede do Sindijus – Avenida Ivo Prado (Rua da Frente), 282, Centro, Aracaju
- Quem: entrada livre