Estudantes ocupam campus da UFS contra PEC 241

Ocupa-UFS-696x522

Fonte: Expressão Sergipa/ Foto: Eric Almeida

Na última segunda-feira (24), iniciou o movimento de ocupação da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão, por estudantes, professores e técnicos-administrativos contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16. O processo de ocupação faz parte de um movimento nacional que já engloba cerca de 96 universidades em todo o país, que teve início e persiste com bastante força nas escolas secundaristas.

Desde a divulgação da PEC, todas as categorias que compõem a Universidade deram início a uma série de atividades formativas com o intuito de fortalecer a mobilização em torno da pauta. Durante a ocupação os estudantes estão organizando espaços de discussões e diálogo com toda a comunidade acadêmica através de debates, assembleias, palestras e programações de diversas oficinas.

Segundo Paulo Bonfim, estudante de Teatro e integrante do movimento, a PEC 241, chamada de ”PEC do Fim do Mundo”, ameaça profundamente os direitos básicos garantidos pela Constituição Federal – como saúde e educação, ao passo que congela por 20 anos os investimentos nestes setores, representando uma série de retrocessos para os trabalhadores.