Fenajud participa do Encontro Sub-regional da ISP e do Ato em Defesa da Democracia, em São Paulo

fenajud 150822Os dirigentes sindicais da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), Cleyson Francisco e Ednaldo Martins, participaram presencialmente do Encontro Sub-regional da Internacional de Serviços Públicos (Subrac ISP/Brasil 2022). A atividade aconteceu em São Paulo, nos dias 10 e 11 de agosto, na sede do Sindisep.

Promovida pela ISP, a atividade discutiu as perspectivas das lutas internacionais, pautas e ações prioritárias para a classe trabalhadora. Estiveram presentes diversos representantes de sindicatos de servidores públicos federais, estaduais e municipais, além de federações e confederações de todo o Brasil.

Cleyson, que é coordenador de Comunicação e Imprensa da Fenajud, também é membro do Comitê de Jovens da entidade internacional, falou sobre a necessidade da luta e da coragem da juventude para o debate de temas polêmicos.

Já Ednaldo Martins, coordenador de Política Sindical e Relações Internacionais da Federação, também é membro da ISP, no âmbito do Subrac, e participou do debate sobre racismo e a conjuntura atual.

O que é a ISP

A ISP é uma federação sindical global que representa 20 milhões de mulheres trabalhadoras e trabalhadores que prestam serviços públicos vitais em 163 países. A entidade luta pelos direitos humanos, defende a justiça social e promove o acesso universal a serviços públicos de qualidade. A entidade trabalha com o sistema das Nações Unidas e em parceria com o trabalho, a sociedade civil e outras organizações.

Ato pela Democracia

No dia 11, os dirigentes também estiveram no Ato pela Democracia, em São Paulo. Durante o evento histórico, foi lida no Pátio das Arcadas, no Largo São Francisco a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, elaborado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

O local contou com a presença de milhares de pessoas, entre elas juristas, políticos, movimentos sociais, entidades e representantes da sociedade civil. O manifesto é considerado uma resposta à escalada do presidente Jair Bolsonaro (PL) que vem ameaçando o pleito eleitoral a ser realizado em outubro próximo.

O protesto foi acompanhado também por universitários e trabalhadores que engrossaram o coro “a nossa luta é todo dia, educação não é mercadoria” e manifestaram palavras de ordem durante a passeata.

Fonte: Fenajud