Nota: quem assassinou o senhor Uilson?

O Movimento Sindical e os Movimentos Sociais de Sergipe estão em estado de choque diante do caso do assassinato do missionário ativista Uilson de Sá da Silva, encontrado hoje em sua residência, no bairro de Santa Maria, em Aracaju, amarrado e morto.

sergipe 051222Presidente da Associação das Catadoras e Catadores de Mangaba Padre Luiz Lemper, o senhor Uilson foi protagonista da luta em defesa da cultura popular, do extrativismo, do meio ambiente e em defesa das comunidades tradicionais.

Para fortalecer a luta contra a derrubada das mangabeiras e demais pés de fruta da Reserva Extrativista, os movimentos sociais e o movimento sindical fizeram protestos e marcha na região das mangabeiras no dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

Em defesa das mangabeiras, o senhor Uilson construiu uma mobilização intensa e incessante na região. Ele reuniu apoios de professores, sindicatos e vários movimentos sociais. Desta forma, o senhor Uilson sofria ameaças e muita pressão para que desistisse desta luta.

O seu sonho era ver o Museu Extrativista da Reserva da Mangaba, inaugurado e protegido como patrimônio ambiental, histórico e cultural de Aracaju. Mas ao invés disso, o senhor Uilson e toda a comunidade extrativista sofreram dia após dia com a constante derrubada das mangabeiras, cajueiros, entre os milhares de pés de fruta que existiam na região.

Diante da tensão e das ameaças sofridas pelas catadoras de mangaba e por seu Uilson, frente a especulação imobiliária, qual proteção o poder público em Sergipe concedeu a estas lideranças?

O senhor Uilson da Silva foi encontrado hoje sem vida por sua mãe, a senhora Zenaide. E agora seu corpo está no IML onde passa pela perícia que deve informar mais detalhes sobre o assassinato do ativista social.

O luto e a tristeza por este duro golpe que atinge todo o movimento sindical e os movimentos sociais de Sergipe não vão impedir a nossa luta. Desde já queremos a punição dos culpados pelo assassinato do senhor Uilson.

A direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe) questiona as razões deste crime e não iremos descansar até descobrir: quem assassinou o senhor Uilson?

CUT Sergipe